OPINIÃO

Reflexões sobre a mentalidade necessária para alcançar a liberdade financeira e como cultivar a fé e a ação para transformar objetivos em realidade
Você realmente deseja alcançar a liberdade financeira?
Foto: FreePik

Clique e ouça a matéria

Essa é uma per­gun­ta fun­da­men­tal, que mere­ce uma refle­xão pro­fun­da. Você acre­di­ta que con­se­gui­rá alcan­çá-la con­ti­nu­an­do a fazer o que tem fei­to até ago­ra? Se você já pos­sui um pla­no bem estru­tu­ra­do, com um cro­no­gra­ma defi­ni­do e uma com­pre­en­são cla­ra das dife­ren­ças entre inde­pen­dên­cia finan­cei­ra e liber­da­de finan­cei­ra, óti­mo! No entan­to, se essa ter­mi­no­lo­gia é nova para você, pres­te aten­ção. 

Para con­quis­tar a liber­da­de finan­cei­ra, pre­ci­sa­mos de alguns ele­men­tos essen­ci­ais. Primeiro, é pre­ci­so ter um dese­jo for­te — esse dese­jo é o com­bus­tí­vel que nos impul­si­o­na. Se a sua moti­va­ção se esgo­tar pelo cami­nho, você não con­se­gui­rá che­gar ao seu des­ti­no. Em segui­da, é fun­da­men­tal saber onde você quer che­gar. Para isso, é neces­sá­rio pen­sar, pla­ne­jar e agir.

O que você real­men­te bus­ca? Se pudes­se fazer um pedi­do ao gênio da lâm­pa­da, o que pedi­ria? Agora, refli­ta: quan­to isso cus­ta­ria? E, mais impor­tan­te: o que você está dis­pos­to a ofe­re­cer ao mun­do em tro­ca? Lembre-se de que nada vem de gra­ça.

Quando você dese­ja con­quis­tar isso? É hora de ela­bo­rar um pla­no de ação. Quais são os pri­mei­ros pas­sos que você pode dar ago­ra? E nas pró­xi­mas sema­nas? É pre­ci­so agir ago­ra, mes­mo que o cami­nho se esten­da por anos. Se esse dese­jo é ver­da­dei­ro, você con­se­gue dar o pri­mei­ro pas­so.

A cha­ve está em sua men­te. Você deve afir­mar para si mes­mo que dese­ja algo, comu­ni­car essa men­sa­gem ao seu cére­bro. A deci­são é sua e, com ela, você pode encon­trar o cami­nho. Tudo é pos­sí­vel, des­de que você con­di­ci­o­ne sua men­te para isso. Essa é a ver­da­dei­ra essên­cia da fé em si mes­mo.

Os mila­gres que ouvi­mos falar nas igre­jas são, na ver­da­de, a mani­fes­ta­ção da fé que desen­vol­ve­mos inter­na­men­te. Acredite nas suas res­pos­tas e escu­te-se. Tenha fé em suas capa­ci­da­des. 

Cultivar a fé é essen­ci­al. É o prin­cí­pio de acre­di­tar e agir. Você pre­ci­sa dar coman­dos ao seu cére­bro e con­di­ci­o­nar seu sub­cons­ci­en­te. A men­te cons­ci­en­te ope­ra atra­vés dos cin­co sen­ti­dos e da inte­li­gên­cia raci­o­nal, enquan­to a men­te irra­ci­o­nal não fil­tra nem inter­pre­ta. Há evi­dên­ci­as cien­tí­fi­cas que com­pro­vam o poder des­se pro­ces­so. 

Recorde-se de como você era na infân­cia. O que dizi­am a você? O poder da emo­ção é imen­so; feche os olhos e visu­a­li­ze seu dese­jo.

Mas é pre­ci­so con­fi­an­ça. Você acre­di­ta que é capaz de alcan­çar seus obje­ti­vos? Diga a si mes­mo: “eu tenho habi­li­da­de para alcan­çar o que dese­jo. Serei per­sis­ten­te e pro­me­to nun­ca desis­tir. Visualizarei a pes­soa que que­ro me tor­nar e dedi­ca­rei dez minu­tos do meu dia afir­man­do a for­ça que exis­te den­tro de mim. Estou pre­pa­ra­do para entre­gar ao mun­do a minha dedi­ca­ção em tro­ca do que dese­jo, cri­an­do rique­za.”

Não se autos­su­ges­ti­o­ne a defor­mar sua men­te. Informe-se para for­mar e for­ta­le­cer suas con­vic­ções. Lembre-se: não adi­an­ta espe­rar que você peça um milhão e o rece­ba em um mês. A cons­tru­ção da liber­da­de finan­cei­ra é um pro­ces­so que exi­ge tem­po, dedi­ca­ção e, aci­ma de tudo, fé em si mes­mo.

SOBRE O AUTOR

Picture of Sabrina Mestirei Nakao

Sabrina Mestirei Nakao

Sabrina Mestieri Nakao é jornalista, educadora financeira, autora ghost writer, palestrante e treinadora de professores. Pós-graduada em Psicologia da Comunicação pela Casper Líbero e Pedagogia e Empreendedorismo infantil pela Universidade de Viçosa-MG.

"Os artigos assinados por editores convidados refletem as opiniões e visões pessoais dos autores e não necessariamente representam a posição editorial deste jornal. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos respectivos colaboradores."

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA