Iniciativa contou com apoio de instituições parceiras e destacou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura
Casa Rosa atende mais de 200 homens em mutirão de prevenção ao câncer de próstata
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A Casa Rosa, refe­rên­cia no com­ba­te ao cân­cer, rea­li­zou no últi­mo sába­do (23) um muti­rão vol­ta­do para a saú­de mas­cu­li­na, com foco na pre­ven­ção e diag­nós­ti­co pre­co­ce do cân­cer de prós­ta­ta. O even­to, que acon­te­ceu na sede do pro­je­to, loca­li­za­da na Rua Apetubas, 181, no bair­ro Tijuca 2, atraiu cen­te­nas de pes­so­as e resul­tou em mais de 200 aten­di­men­tos, entre con­sul­tas médi­cas e exa­mes de PSA, essen­ci­ais para a detec­ção pre­co­ce da doen­ça.

Idealizado pelo vere­a­dor e médi­co Dr. Victor Rocha, que é um dos prin­ci­pais defen­so­res do pro­je­to Casa Rosa, o even­to teve gran­de impor­tân­cia na cons­ci­en­ti­za­ção sobre a saú­de do homem. “Assim como sal­va­mos vidas no com­ba­te ao cân­cer de mama, nos­sa mis­são é ampli­ar esse cui­da­do tam­bém para os homens. Diagnosticar o cân­cer de prós­ta­ta pre­co­ce­men­te faz toda a dife­ren­ça na recu­pe­ra­ção”, enfa­ti­zou Dr. Victor Rocha.

O even­to tam­bém con­tou com a pre­sen­ça do depu­ta­do fede­ral Dagoberto Nogueira, que elo­gi­ou a ini­ci­a­ti­va: “A Casa Rosa é um exem­plo de como ações bem pla­ne­ja­das e huma­ni­za­das podem trans­for­mar vidas. Esse muti­rão rea­fir­ma nos­so com­pro­mis­so com uma saú­de públi­ca de qua­li­da­de.”

A ação teve o apoio de diver­sas ins­ti­tui­ções, como a FUMAGROS, os aca­dê­mi­cos de Direito da Uniderp, que ofe­re­ce­ram ser­vi­ços jurí­di­cos à popu­la­ção, e o LabSaúde, res­pon­sá­vel pela rea­li­za­ção dos exa­mes de PSA. Além de pro­por­ci­o­nar aten­di­men­tos médi­cos, o muti­rão bus­cou cons­ci­en­ti­zar a comu­ni­da­de sobre a impor­tân­cia de cui­da­dos pre­ven­ti­vos.

O cân­cer de prós­ta­ta, quan­do diag­nos­ti­ca­do de for­ma pre­co­ce, apre­sen­ta altas taxas de cura. Contudo, o pre­con­cei­to e a fal­ta de infor­ma­ções con­ti­nu­am sen­do desa­fi­os a serem supe­ra­dos. A Casa Rosa, que já é um sím­bo­lo naci­o­nal no cui­da­do com as mulhe­res, segue ampli­an­do seu tra­ba­lho, des­ta vez com foco na saú­de do homem e na pro­mo­ção de um sis­te­ma de saú­de aces­sí­vel para todos.

Dr. Victor Rocha con­cluiu: “Este é ape­nas o iní­cio. Nosso obje­ti­vo é seguir pro­mo­ven­do ações como esta, que che­gam dire­ta­men­te à popu­la­ção e ofe­re­cem aten­di­men­to com­ple­to e huma­ni­za­do.”

O vere­a­dor tam­bém abor­dou o tema na últi­ma quin­ta-fei­ra, no pod­cast Guia+Saúde.

Fonte: AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA