A Inclui MS promove a I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência na capital no dia 26 de outubro, com programação cultural inclusiva e acessível
Campo Grande recebe mostra literária inclusiva para pessoas com deficiência
Fotos: Divulgação/FCMS

Clique e ouça a matéria

A Inclui MS – I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência será rea­li­za­da em Campo Grande no dia 26 de outu­bro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a par­tir das 7 horas. O even­to tem como obje­ti­vo prin­ci­pal dar visi­bi­li­da­de à expres­são artís­ti­ca e lite­rá­ria de pes­so­as com defi­ci­ên­cia, cri­an­do um espa­ço de per­ten­ci­men­to e inclu­são. A pro­gra­ma­ção da mos­tra lite­rá­ria inclu­si­va con­ta com rodas de con­ver­sa, ofi­ci­nas, apre­sen­ta­ções cul­tu­rais e expo­si­ções, ofe­re­cen­do uma expe­ri­ên­cia imer­si­va na lite­ra­tu­ra aces­sí­vel e ins­pi­ra­do­ra. O pro­je­to é finan­ci­a­do pela Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.

As ati­vi­da­des come­çam pela manhã com a aber­tu­ra ofi­ci­al, segui­da de uma decla­ma­ção de poe­ma em Libras. Entre os des­ta­ques está a roda de con­ver­sa com Caio Henrique, autor de Diário do Caio Henrique — Uma his­tó­ria de per­sis­tên­cia e con­quis­ta, medi­a­da por Telma Nantes, Subsecretária de Pessoas com Deficiência. Outros momen­tos impor­tan­tes inclu­em con­ver­sas com Shirley Vilhalva, auto­ra de Despertar do Silêncio, e Cris Souza, auto­ra de As Aventuras de Pitita, a Perninha Sapeca, além de uma apre­sen­ta­ção de poe­sia por Mirella Bellatore.

À tar­de, serão ofe­re­ci­das ofi­ci­nas que incen­ti­vam a cri­a­ti­vi­da­de e a expres­são artís­ti­ca, como a Oficina de Literatura Surda, Contos Infantis e Adaptações em Libras, e a Oficina Pigmentação da Resistência, minis­tra­da por Sol Terena. Essas ati­vi­da­des, com vagas limi­ta­das, repre­sen­tam uma opor­tu­ni­da­de para apren­der e explo­rar prá­ti­cas cul­tu­rais inclu­si­vas.

A noi­te será dedi­ca­da à Mostra Cultural, com apre­sen­ta­ções vari­a­das, como decla­ma­ção de poe­sia, dan­ça e músi­ca. Entre as atra­ções estão o espe­tá­cu­lo tea­tral Cegalidades, uma apre­sen­ta­ção de dan­ça do ven­tre inclu­si­va Sem Limites, e um show ao vivo do Trio ABC, com­pos­to por músi­cos cegos. O even­to tam­bém con­ta­rá com stands de livros de artis­tas com defi­ci­ên­cia, fei­ra inclu­si­va e uma expo­si­ção de artes visu­ais da APAE, com visi­ta gui­a­da.

Toda a pro­gra­ma­ção foi pla­ne­ja­da para ser total­men­te aces­sí­vel, con­tan­do com intér­pre­tes de Libras, audi­o­des­cri­ção, aces­si­bi­li­da­de físi­ca e arqui­tetô­ni­ca, aba­fa­do­res de sons e ruí­dos para pes­so­as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e mate­ri­ais em brail­le.

Felipe Sampaio, pro­du­tor exe­cu­ti­vo da mos­tra lite­rá­ria inclu­si­va, comen­ta sobre suas expec­ta­ti­vas: “Estamos mui­to ani­ma­dos com a mos­tra, que repre­sen­ta não ape­nas uma cele­bra­ção da inclu­são, mas tam­bém um pas­so impor­tan­te para ampli­ar o aces­so à cul­tu­ra e à lite­ra­tu­ra por meio de uma abor­da­gem aces­sí­vel. Acreditamos que esse even­to pode ser uma fon­te de ins­pi­ra­ção e mudan­ça, tan­to para os par­ti­ci­pan­tes quan­to para a comu­ni­da­de em geral.”

Acessa Mais: mape­a­men­to de artis­tas com defi­ci­ên­cia

Durante a mos­tra lite­rá­ria inclu­si­va, será rea­li­za­do o mape­a­men­to Acessa Mais, uma ini­ci­a­ti­va iné­di­ta no Mato Grosso do Sul. Em par­ce­ria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia, a ação bus­ca iden­ti­fi­car artis­tas com defi­ci­ên­cia em todo o Brasil, nas áre­as de artes visu­ais, audi­o­vi­su­al, cir­co, cul­tu­ra popu­lar, dan­ça, lite­ra­tu­ra, músi­ca, per­for­man­ce, tea­tro e arte­sa­na­to. Além dis­so, agen­tes cul­tu­rais com defi­ci­ên­cia, como pro­du­to­res, cura­do­res e pro­fis­si­o­nais téc­ni­cos, tam­bém serão mape­a­dos.

Essa ini­ci­a­ti­va for­ne­ce sub­sí­di­os para a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), aju­dan­do a apri­mo­rar as polí­ti­cas de aces­si­bi­li­da­de cul­tu­ral na região.

Fonte: FCMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA