A situação das ruas de Campo Grande e o crescente número de reclamações da população sobre buracos e falhas na manutenção urbana levaram vereadores da Capital a cobrar providências da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep). Em reunião realizada nesta terça-feira (23), parlamentares apresentaram demandas recebidas nos bairros e discutiram alternativas para acelerar os serviços em todas as regiões da cidade.
O encontro foi promovido pela Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal e reuniu representantes do Legislativo e do Executivo para tratar dos desafios enfrentados na recuperação da malha viária e na execução de serviços de zeladoria.
À frente da Sisep há cerca de 20 dias, o secretário André Brandão apresentou um panorama das primeiras ações adotadas desde que assumiu a pasta. Segundo ele, a capacidade de atendimento das equipes já aumentou nas últimas semanas.
De acordo com o gestor, quando iniciou os trabalhos na secretaria eram realizados aproximadamente 450 reparos diários em vias públicas. Atualmente, esse volume chega a cerca de 800 intervenções por dia.
Ampliação das equipes depende de solução jurídica
Durante a reunião, André Brandão explicou que três equipes estão atuando em diferentes regiões da Capital. Entretanto, quatro áreas da cidade ainda permanecem sem atendimento dos serviços de tapa-buracos devido a entraves judiciais.
Segundo o secretário, a administração municipal trabalha para superar essas limitações e estruturar uma equipe própria, que deverá entrar em operação na primeira quinzena de julho. A expectativa é ampliar a capacidade de resposta da secretaria e aumentar o número de frentes de trabalho.
“O objetivo desse encontro foi apresentar aos vereadores que a manutenção das ruas é a prioridade do momento e vamos ponderar as considerações dos parlamentares. Nos próximos dias alguns atos administrativos começam a vigorar e, a partir de agosto, com mais frentes de trabalho, começamos a dar uma resposta para a população”, afirmou.
Outro dado apresentado aos vereadores foi o custo mensal da operação de tapa-buracos. Conforme a Sisep, os serviços exigem investimentos da ordem de R$ 6,8 milhões por mês. O secretário destacou que novos recursos são necessários para acelerar a recuperação das vias, especialmente diante do aumento dos danos registrados em diversas regiões da cidade.
Câmara cobra respostas para a população
Durante o encontro, vereadores destacaram que as cobranças apresentadas refletem reivindicações frequentes dos moradores.
O líder da prefeita na Câmara, vereador Beto Avelar, afirmou que o Legislativo pretende acompanhar a execução dos serviços e colaborar na busca por soluções para os problemas enfrentados pela cidade.
“A Câmara transmite um recado com essa reunião de que quer auxiliar o Executivo na recuperação da cidade. Vamos acompanhar os trabalhos da secretaria”, declarou.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Epaminondas Neto, o Papy, defendeu maior transparência na apresentação das ações do Executivo e apontou que a situação atual está relacionada à interrupção de pagamentos destinados ao serviço de tapa-buracos ao longo de 2025.
“É uma marca desta Legislatura receber os gestores para compartilharem os trabalhos do Executivo. A crise atual é reflexo da falta de pagamentos para o serviço de tapa-buracos que aconteceu em 2025. É urgente a administração municipal retomar a atuação de equipes nas sete regiões da cidade e garantir a manutenção da infraestrutura. A população está indignada e precisamos dar uma resposta à população”, afirmou.
Já o presidente da Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, vereador Flávio Cabo Almi, ressaltou que os pedidos apresentados pelos parlamentares representam problemas apontados diariamente pelos moradores de diferentes bairros da Capital.
“A Câmara, unida, tem apresentado diversas demandas relacionadas à infraestrutura da cidade. Esperamos que a gestão do Executivo resolva esses problemas o quanto antes”, disse.











