Artistas Ju Souc e Jerry Espíndola levam shows e palestras sobre educação antirracista a alunos de cinco cidades, celebrando a Consciência Negra
“Além da Cor” promove música e reflexão em escolas de MS
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

Começou o dia 13 e segue até 27 de novem­bro, o pro­je­to “Além da Cor”, ide­a­li­za­do pelos artis­tas Ju Souc e Jerry Espíndola, per­cor­re esco­las esta­du­ais de Mato Grosso do Sul, pro­mo­ven­do apre­sen­ta­ções musi­cais e diá­lo­gos sobre racis­mo e cul­tu­ra afro-bra­si­lei­ra. A ini­ci­a­ti­va, finan­ci­a­da pela Lei Paulo Gustavo (LPG), alcan­ça estu­dan­tes de ensi­no médio em Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Campo Grande e Jaraguari.

O nome do pro­je­to é ins­pi­ra­do na músi­ca “Além da Cor”, com­pos­ta pelos artis­tas e reco­nhe­ci­da com a 22ª colo­ca­ção no Prêmio Luís Melodia. “A can­ção abor­da a valo­ri­za­ção da cul­tu­ra afro-bra­si­lei­ra e o movi­men­to antir­ra­cis­ta, temas cen­trais que dia­lo­gam dire­ta­men­te com os jovens”, expli­ca Ju Souc.

Apresentações culturais e diálogo antirracista

O pro­je­to inclui shows em oito esco­las esta­du­ais, mes­clan­do com­po­si­ções pró­pri­as e clás­si­cos da músi­ca sul-mato-gros­sen­se. As apre­sen­ta­ções acon­te­cem duran­te os inter­va­los das aulas, apro­xi­man­do os alu­nos das raí­zes cul­tu­rais da região.

Jerry Espíndola, com 40 anos de car­rei­ra, des­ta­ca a impor­tân­cia do encon­tro entre gera­ções. “Estar ao lado da Ju nes­sa par­ce­ria é uma satis­fa­ção enor­me. Estamos mos­tran­do aos alu­nos que a vida é mui­to sobre o ao vivo, não só sobre o mun­do das telas”, afir­ma.

Além das apre­sen­ta­ções musi­cais, o pro­je­to traz a peda­go­ga e ati­vis­ta Luana Laline Rodrigues para pales­tras sobre a Lei 10.639, que pre­vê a obri­ga­to­ri­e­da­de do ensi­no de his­tó­ria e cul­tu­ra afro-bra­si­lei­ra e afri­ca­na nas esco­las, des­ta­can­do a impor­tân­cia da edu­ca­ção antir­ra­cis­ta.

Inclusão cultural e impacto social

A ini­ci­a­ti­va tam­bém visa des­cen­tra­li­zar o aces­so à cul­tu­ra, alcan­çan­do tan­to esco­las da capi­tal quan­to do inte­ri­or do esta­do. “Queremos levar a músi­ca sul-mato-gros­sen­se e a refle­xão antir­ra­cis­ta para alu­nos que mui­tas vezes não têm aces­so a pro­je­tos como este. Estimamos atin­gir cer­ca de dois mil jovens até o final”, res­sal­ta Ju Souc.

A pro­gra­ma­ção con­tem­pla esco­las em bair­ros e cida­des vari­a­das, rea­fir­man­do o com­pro­mis­so de ampli­ar o alcan­ce da ação cul­tu­ral e edu­ca­ti­va.

Programação das apresentações

Confira as datas e locais das apre­sen­ta­ções:

  • 18/11 – 9h: EE Arlindo Sampaio, Bairro Moreninhas (Campo Grande)
  • 19/11 – 19h: EE Zumbi dos Palmares (Jaraguari)
  • 21/11 – 19h: EE Antônio Valadares (Terenos)
  • 22/11 – 19:50h: EE Sidrônio Antunes de Andrade (Sidrolândia)
  • 25/11 – 20:30h: EE Dolor de Andrade, Bairro Maria Aparecida Pedrossian (Campo Grande)
  • 27/11 – 19:30h: EE João Ponce (Ribas do Rio Pardo)

Mais informações

O pro­je­to é rea­li­za­do com recur­sos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edi­tal da Fundação de Cultura de MS, Ministério da Cultura e Governo Federal. Para mais infor­ma­ções, acom­pa­nhe os per­fis no Instagram @soucju e @jerryespindola.

Fonte: Governo de MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA