Projeto na ALEMS garante passe livre cultural para PcDs em MS
Foto: Luciana Nassar/ALEMS

Clique e ouça a matéria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está ana­li­san­do o Projeto de Lei 259/2024, de auto­ria do depu­ta­do Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que cria o Passe Livre Cultural para asse­gu­rar às pes­so­as com defi­ci­ên­cia (PcD) e ren­da fami­li­ar de até três salá­ri­os míni­mos o aces­so gra­tui­to a even­tos soci­o­cul­tu­rais. A pro­pos­ta abran­ge tan­to even­tos públi­cos quan­to pri­va­dos rea­li­za­dos no esta­do.

O pro­je­to con­tem­pla não ape­nas a pes­soa com defi­ci­ên­cia, mas tam­bém um acom­pa­nhan­te para aque­les que pos­su­em defi­ci­ên­cia visu­al, inte­lec­tu­al, físi­ca, autis­mo, ou qual­quer outra con­di­ção que exi­ja assis­tên­cia para aces­so a esses even­tos. De acor­do com o tex­to, os bene­fi­ciá­ri­os terão con­di­ções de aces­si­bi­li­da­de garan­ti­das, além de assen­tos reser­va­dos nos locais onde ocor­re­rão os even­tos.

Para usu­fruir do Passe Livre Cultural, será neces­sá­ria uma ins­cri­ção jun­to ao setor públi­co com­pe­ten­te e o cadas­tro para obten­ção de uma car­tei­ra de iden­ti­fi­ca­ção, que pode­rá ser digi­tal ou físi­ca. Essa car­tei­ra ser­vi­rá como com­pro­va­ção para a entra­da gra­tui­ta nos even­tos.

A jus­ti­fi­ca­ti­va do pro­je­to men­ci­o­na dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que reve­lou que Mato Grosso do Sul pos­sui apro­xi­ma­da­men­te 236 mil pes­so­as com defi­ci­ên­cia. Destes, 63% pos­su­em uma difi­cul­da­de fun­ci­o­nal e 36,9% enfren­tam duas ou mais limi­ta­ções. A mai­or con­cen­tra­ção de pes­so­as com defi­ci­ên­cia está na fai­xa etá­ria entre 60 e 69 anos (20,2%), segui­da pela fai­xa entre 70 e 79 anos (14,3%).

O depu­ta­do Professor Rinaldo Modesto des­ta­ca a impor­tân­cia de pro­por­ci­o­nar con­di­ções de inclu­são para a popu­la­ção com defi­ci­ên­cia, afir­man­do: “A pes­soa com defi­ci­ên­cia, por sua estru­tu­ra e con­di­ção de mobi­li­da­de redu­zi­da, neces­si­ta de incen­ti­vos dis­po­ni­bi­li­za­dos pelo Poder Público e pela ini­ci­a­ti­va pri­va­da, para faci­li­tar-lhe a par­ti­ci­pa­ção efe­ti­va em even­tos soci­o­cul­tu­rais como meca­nis­mo de ele­va­ção da auto­es­ti­ma.”

Fonte: ALEMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA