Projeto "Educando a Mente" visa prevenção e acolhimento psicológico nas escolas municipais
Câmara da capital aprova projeto sobre saúde mental na REME
Foto: CMCG

Clique e ouça a matéria

A Câmara Municipal de Campo Grande apro­vou, duran­te a 68ª ses­são ordi­ná­ria rea­li­za­da nes­ta quin­ta-fei­ra (7), o Projeto de Lei nº 11.349/24, que ins­ti­tui o pro­gra­ma “Educando a Mente” na Rede Municipal de Ensino (REME). A ini­ci­a­ti­va, de auto­ria do vere­a­dor Dr. Loester, vice-pre­si­den­te da Casa de Leis, tem como obje­ti­vo imple­men­tar ações de pre­ven­ção e aco­lhi­men­to vol­ta­das à saú­de men­tal de alu­nos e pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção.

Programa incen­ti­va inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal nas esco­las

O pro­gra­ma “Educando a Mente” visa cri­ar um ambi­en­te esco­lar mais aco­lhe­dor, incen­ti­van­do alu­nos e pro­fes­so­res a reco­nhe­ce­rem e geren­ci­a­rem suas emo­ções de manei­ra sau­dá­vel. Entre as prin­ci­pais metas do pro­je­to estão apri­mo­rar as prá­ti­cas vol­ta­das à saú­de men­tal nas esco­las, redu­zir índi­ces de ansi­e­da­de e estres­se, dimi­nuir a vio­lên­cia e a eva­são esco­lar, e pro­mo­ver o auto­co­nhe­ci­men­to e o auto­cui­da­do.

Dr. Loester des­ta­ca a impor­tân­cia das esco­las como espa­ços pri­vi­le­gi­a­dos para abor­dar a saú­de men­tal, espe­ci­al­men­te dian­te da cres­cen­te pre­va­lên­cia de trans­tor­nos psi­co­ló­gi­cos entre jovens. “A esco­la é fun­da­men­tal na for­ma­ção e inte­gra­ção soci­al dos indi­ví­du­os, sen­do essen­ci­al imple­men­tar polí­ti­cas públi­cas que pro­mo­vam a pre­ven­ção e o cui­da­do nes­sa área”, afir­mou o vere­a­dor.

Com o pro­gra­ma, o vere­a­dor espe­ra que os dados alar­man­tes sobre a saú­de men­tal entre jovens pos­sam ser redu­zi­dos, pro­por­ci­o­nan­do um ambi­en­te mais sau­dá­vel e ade­qua­do ao desen­vol­vi­men­to emo­ci­o­nal e soci­al de alu­nos e edu­ca­do­res da REME.

Fonte: CMCG

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA