Yeltsin Jacques conquistou a medalha de ouro nos 1.500m nas Paralimpíadas de Paris, estabelecendo um novo recorde mundial e celebrando sua vitória com emoção.
Yeltsin Jacques conquista ouro com recorde mundial nos 1.500 metros
Yeltsin Jacques conquista ouro com recorde mundial nos 1.500 metros

Clique e ouça a matéria

É ouro para o Brasil e Mato Grosso do Sul! Na madru­ga­da des­ta ter­ça-fei­ra (03/09), Yeltsin Jacques, atle­ta do Sesi e padri­nho da Corrida do Pantanal, bri­lhou nas Paralimpíadas de Paris, garan­tin­do a meda­lha de ouro nos 1.500m, cate­go­ria T11 para atle­tas cegos, com um tem­po impres­si­o­nan­te de 3m55s82, esta­be­le­cen­do um novo recor­de mun­di­al.

Yeltsin supe­rou o etío­pe Silesh Yigzaw, que ficou com a pra­ta, e o pau­lis­ta Júlio Agripino, que com­ple­tou o pódio com o bron­ze, mar­can­do 4min04s03. O sul-mato-gros­sen­se come­mo­rou emo­ci­o­na­do: “Hoje foi uma pro­va fan­tás­ti­ca, com recor­de mun­di­al, repe­tin­do o fei­to de Tóquio, onde tive a hon­ra de bater recor­de mun­di­al e ganhar a 100ª meda­lha da his­tó­ria do espor­te para­lím­pi­co bra­si­lei­ro. Fico mui­to feliz, é fru­to do tra­ba­lho de toda minha famí­lia, meus gui­as, téc­ni­co, médi­cos e toda equi­pe de Mato Grosso do Sul.”

Na últi­ma sex­ta-fei­ra, Yeltsin já havia con­quis­ta­do a meda­lha de bron­ze na pro­va de 5.000m, fazen­do dobra­di­nha com Júlio César Agripino, que levou o ouro. Desta vez, os dois atle­tas inver­te­ram as posi­ções nos 1.500m, refor­çan­do a riva­li­da­de sau­dá­vel entre os bra­si­lei­ros, que já havi­am se enfren­ta­do no Campeonato Mundial des­te ano, em Kobe, Japão.

Com essa vitó­ria, Yeltsin Jacques soma qua­tro meda­lhas para­lím­pi­cas na car­rei­ra, sen­do três de ouro e uma de bron­ze. O suces­so do atle­ta con­tri­bui para o desem­pe­nho da dele­ga­ção bra­si­lei­ra, que já acu­mu­la 13 ouros, 9 pra­tas e 19 bron­zes nas Paralimpíadas de Paris.

Os fãs do cam­peão pode­rão vê-lo de per­to duran­te a Corrida do Pantanal, mar­ca­da para o dia 22 de setem­bro, em Campo Grande. Yeltsin será o padri­nho da com­pe­ti­ção, orga­ni­za­da pela Fiems em par­ce­ria com a TV Morena.

Fonte: FIEMS
Foto: Divulgação/Web

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA