Médicos e profissionais de saúde partem para a Serra do Amolar, em MS, para atender comunidades indígenas e brigadistas expostos à fumaça e outros riscos
Médicos e profissionais de saúde partem para a Serra do Amolar. (Foto: Divulgação)

Clique e ouça a matéria

Uma equi­pe de volun­tá­ri­os for­ma­da por médi­cos, téc­ni­cos e espe­ci­a­lis­tas embar­ca nes­ta segun­da-fei­ra (28) de Corumbá (MS) para a região da Serra do Amolar, no Pantanal, onde rea­li­za­rá aten­di­men­tos de emer­gên­cia para comu­ni­da­des iso­la­das e bri­ga­dis­tas que com­ba­tem incên­di­os flo­res­tais. O gru­po atu­a­rá em locais como a comu­ni­da­de indí­ge­na Barra do São Lourenço e a comu­ni­da­de Aterro do Binega, além de aten­der mora­do­res iso­la­dos ao lon­go do Rio São Lourenço.

A mis­são foi orga­ni­za­da em res­pos­ta a um pedi­do do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), que rela­tou a neces­si­da­de urgen­te de assis­tên­cia médi­ca nes­sas comu­ni­da­des, expos­tas à inten­sa fuma­ça das quei­ma­das. Com o apoio de ins­ti­tui­ções como o Instituto Amigos do Coração e a Amapil Táxi Aéreo, a equi­pe con­se­guiu reu­nir medi­ca­men­tos essen­ci­ais que serão trans­por­ta­dos de bar­co até os locais de aten­di­men­to.

Entre os pro­fis­si­o­nais que inte­gram a mis­são estão o infec­to­lo­gis­ta Dr. Percival Henrique, a téc­ni­ca em enfer­ma­gem Patrícia Colman Costa, a médi­ca-vete­ri­ná­ria Iandara Schettert e a psi­có­lo­ga Daicy Saldanha. Segundo o pre­si­den­te do IHP, Angelo Rabelo, a situ­a­ção é crí­ti­ca: “A fuma­ça na região está em con­di­ções ter­rí­veis, e as pes­so­as não têm para onde se abri­gar. É uma emer­gên­cia de saú­de públi­ca, e somos gra­tos aos volun­tá­ri­os que dis­po­ni­bi­li­za­ram seu tem­po para esse aten­di­men­to”.

Dr. Percival Henrique, que atua como volun­tá­rio no IHP, rela­ta que está se pre­pa­ran­do para aten­der os pro­ble­mas res­pi­ra­tó­ri­os como um dos prin­ci­pais desa­fi­os. “Estou ansi­o­so e com expec­ta­ti­va de enten­der melhor a situ­a­ção local. Recebi alguns rela­tos, mas será um encon­tro com o des­co­nhe­ci­do. Sabemos que a ques­tão res­pi­ra­tó­ria será um dos pro­ble­mas cen­trais”, afir­mou.

Apoio logís­ti­co e par­ce­ri­as

Com a cola­bo­ra­ção do Instituto Amigos do Coração, a equi­pe rece­beu medi­ca­men­tos essen­ci­ais para aten­der as comu­ni­da­des e bri­ga­dis­tas. A Amapil Táxi Aéreo, que há déca­das ofe­re­ce supor­te aéreo na região, tam­bém con­tri­buiu para via­bi­li­zar a logís­ti­ca da mis­são.

A cri­se ambi­en­tal na Serra do Amolar
A área entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso tem sofri­do com inten­sos incên­di­os flo­res­tais des­de o iní­cio de outu­bro, com a situ­a­ção se agra­van­do nas últi­mas duas sema­nas. As cha­mas ame­a­çam casas e cri­am uma nuvem de fuma­ça tóxi­ca, cau­san­do pro­ble­mas res­pi­ra­tó­ri­os e inten­si­fi­can­do o estres­se entre os mora­do­res.

Conheça as ins­ti­tui­ções envol­vi­das
Instituto Homem Pantaneiro (IHP): Fundado em 2002, o IHP tra­ba­lha pela pre­ser­va­ção do Pantanal, com pro­je­tos vol­ta­dos à pro­te­ção ambi­en­tal e apoio às comu­ni­da­des locais. Mais infor­ma­ções em institutohomempantaneiro.org.br.

Instituto Amigos do Coração: Criado em 2012, o ins­ti­tu­to reú­ne volun­tá­ri­os para pro­je­tos de saú­de e assis­tên­cia soci­al, apoi­an­do comu­ni­da­des em Campo Grande (MS) e região. Saiba mais em institutoamigosdocoracao.com.br.

Amapil Táxi Aéreo: Pioneira em Mato Grosso do Sul, a Amapil ofe­re­ce ser­vi­ços de avi­a­ção des­de 1974 e é reco­nhe­ci­da por seu com­pro­me­ti­men­to com segu­ran­ça e exce­lên­cia. Detalhes em amapil.com.br.

Vivianne Nunes

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA