Tutela de animais agora poderá rastrear pets durante todo o processo de transporte aéreo
Transporte aéreo de pets terá novas regras, anuncia Governo
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O gover­no fede­ral divul­gou, nes­ta quar­ta-fei­ra (30), novas dire­tri­zes para o trans­por­te de ani­mais em voos, visan­do garan­tir a segu­ran­ça e o bem-estar dos pets duran­te a via­gem. Com as novas regras, os tuto­res pode­rão ras­tre­ar seus ani­mais do embar­que ao desem­bar­que por meio de câme­ras e apli­ca­ti­vos, con­for­me anun­ci­a­do pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

Além do moni­to­ra­men­to, as com­pa­nhi­as aére­as serão obri­ga­das a dis­po­ni­bi­li­zar ser­vi­ços vete­ri­ná­ri­os para emer­gên­ci­as, asse­gu­ran­do que os ani­mais rece­bam o aten­di­men­to neces­sá­rio duran­te o trans­por­te. O Plano de Transporte Aéreo de Animais (Pata) tam­bém inclui­rá um canal dire­to de comu­ni­ca­ção entre as empre­sas e os tuto­res, que per­mi­ti­rá atu­a­li­za­ções sobre a situ­a­ção do voo.

As novas nor­mas, que entra­rão em vigor após a publi­ca­ção ofi­ci­al pre­vis­ta para esta quin­ta-fei­ra (31), tam­bém con­tem­plam a capa­ci­ta­ção dos pro­fis­si­o­nais do setor aéreo e a super­vi­são da qua­li­da­de dos ser­vi­ços pres­ta­dos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) será res­pon­sá­vel pela fis­ca­li­za­ção do cum­pri­men­to des­sas dire­tri­zes, e as empre­sas terão um pra­zo de 30 dias para se ade­quar às novas exi­gên­ci­as.

Transporte aéreo de pets terá novas regras, anuncia Governo
Foto: Divulgação

“Haverá um tra­ba­lho cole­ti­vo da Anac no sen­ti­do de fis­ca­li­zar, de cobrar e de mul­tar as com­pa­nhi­as aére­as que não atu­em de acor­do com o bom ser­vi­ço de trans­por­te ani­mal”, afir­mou o minis­tro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Essas regras sur­gem seis meses após a mor­te do gol­den retri­e­ver Joca, que fale­ceu em um inci­den­te duran­te o trans­por­te aéreo pela Gol. O cão, que deve­ria ser leva­do a Sinop (MT), aca­bou sen­do trans­por­ta­do para Fortaleza e, pos­te­ri­or­men­te, retor­na­do a São Paulo, resul­tan­do em um total de 8 horas de voo. Um lau­do vete­ri­ná­rio indi­cou estres­se, desi­dra­ta­ção e pro­ble­mas car­día­cos como cau­sas da mor­te.

Para João Fantazzini, tutor de Joca, as novas nor­mas repre­sen­tam um pas­so impor­tan­te para o país na bus­ca pelo bem-estar e segu­ran­ça dos ani­mais. Ele defen­de, ain­da, a apro­va­ção de uma lei que per­mi­ta o trans­por­te de pets de qual­quer tama­nho jun­to aos tuto­res den­tro das aero­na­ves.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA