O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) se junta à campanha internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que tem início nesta quarta-feira, 20 de novembro, e segue até 10 de dezembro. A mobilização visa promover a conscientização e ações concretas para combater todas as formas de violência contra as mulheres.
A campanha, que surgiu em 1991 e é realizada em mais de 160 países, destaca a importância do combate à violência de gênero, com foco também nas intersecções de raça e classe. No Brasil, ela começa no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, e termina no Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro. Para o TJMS, a adesão à campanha reafirma o compromisso com a justiça acessível e a defesa dos direitos das mulheres.
Em suas ações, o TJMS tem investido no fortalecimento das Varas de Violência Doméstica e Familiar, oferecendo um atendimento ágil para vítimas e assegurando a concessão rápida de medidas protetivas de urgência. Este ano, também foi lançado o ConectaJus Mulher, uma plataforma digital que facilita o acesso das mulheres à Rede de Atendimento no Estado, além do serviço “Protetivas On-line”, que permite solicitações de medidas protetivas sem a necessidade de boletim de ocorrência.
A campanha #TodosPorElas, idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, também é uma ação de destaque. Criada em parceria com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de MS, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a violência de gênero e reforçar a rede de apoio a mulheres em situação de violência.
Embora os “21 Dias de Ativismo” representem um período de mobilização intensiva, o TJMS continua comprometido com a luta pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres ao longo de todo o ano.
Se você ou alguém que você conhece está em situação de violência, procure ajuda. O Disque 180 oferece orientações e informações sobre os serviços de proteção disponíveis.
Fonte: TJMS