Propaganda eleitoral em rádio e TV encerra em 51 municípios, incluindo 15 capitais; debates permitidos até meia-noite.
Eleitores não poderão ser presos até o dia 29 de outubro
Foto: Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

Chega ao fim nes­ta quin­ta-fei­ra (25) o horá­rio elei­to­ral gra­tui­to nas emis­so­ras de rádio e tele­vi­são para as cida­des onde have­rá segun­do tur­no nas elei­ções de 2024. De acor­do com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segun­do tur­no será rea­li­za­do em 51 muni­cí­pi­os, sen­do 15 deles capi­tais.

Conforme a legis­la­ção, o segun­do tur­no ocor­re ape­nas em cida­des com mais de 200 mil elei­to­res caso nenhum can­di­da­to tenha alcan­ça­do a mai­o­ria abso­lu­ta dos votos váli­dos no pri­mei­ro tur­no. “Nesse caso, dis­pu­tam o segun­do tur­no os con­cor­ren­tes que fica­ram em pri­mei­ro e segun­do lugar”, expli­ca o TSE.

A pro­pa­gan­da elei­to­ral gra­tui­ta per­mi­te aos can­di­da­tos apre­sen­tar suas pro­pos­tas aos elei­to­res, visan­do con­so­li­dar o apoio neces­sá­rio para a elei­ção.

Além do horá­rio elei­to­ral gra­tui­to, hoje é o últi­mo dia para divul­ga­ção paga de pro­pa­gan­da elei­to­ral na impren­sa escri­ta e sua repro­du­ção na inter­net e em jor­nais impres­sos, segun­do o TSE. Cada can­di­da­to pode divul­gar até dez anún­ci­os por veí­cu­lo, em tama­nhos limi­ta­dos, res­pei­tan­do o espa­ço de um oita­vo de pági­na em jor­nal padrão e de um quar­to de pági­na em revis­tas ou tabloi­des.

Os deba­tes elei­to­rais entre os can­di­da­tos ao segun­do tur­no tam­bém têm pra­zo para encer­ra­men­to, sen­do per­mi­ti­dos somen­te até a meia-noi­te des­ta quar­ta-fei­ra.

O segun­do tur­no das elei­ções em Campo Grande terá dois nomes con­cor­ren­do a pre­fei­tu­ra da Capital. A atu­al pre­fei­ta Adriane Lopes (PP) enfren­ta Rose Modesto (União Brasil).

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA