Campo Grande sediará o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atletas surdos neste fim de semana. A competição, que ocorrerá no sábado (19) e domingo (20), tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento esportivo entre surdoatletas de diversas partes do Brasil.
Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e pela Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS), o evento conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
As competições de ciclismo de estrada acontecem no sábado, com as provas de 1.000 metros sprint e individual contrarrelógio, envolvendo surdoatletas de seis federações: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro. Já no domingo, será a vez do Mountain Bike, que contará com representantes de oito federações, incluindo participantes de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atletas estão confirmados, incluindo três sul-mato-grossenses.
A cerimônia de abertura será realizada na sexta-feira (18), às 14 horas, na sede da Setesc, e marcará o início do evento que se destaca por sua importância inclusiva e competitiva. “Esse campeonato é de grande relevância, pois é classificatório para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imenso prazer em colaborar com a organização de um evento dessa magnitude. Ele faz parte do nosso planejamento anual, com o objetivo de fomentar o ciclismo e os esportes voltados à comunidade surda”, destacou Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte.
Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, também celebrou a realização do evento e espera bom desempenho dos atletas. “Meu desejo é que os atletas alcancem alta performance no ranking e possam, futuramente, garantir a bolsa atleta. Este evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, é fundamental para o ranking nacional e internacional das modalidades”, afirmou.
Os vencedores do campeonato terão a chance de se classificar para a Surdolimpíada Internacional, programada para ocorrer de 15 a 26 de novembro de 2025, em Tóquio, Japão.
Programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike:
Sexta-feira (18)
- 14h: Cerimônia de abertura
- 14h30: Entrega dos kits
- 15h: Congresso técnico
- 15h30: Reconhecimento do percurso de mountain bike (opcional para os atletas)
Sábado (19)
- 15h: Prova de ciclismo de estrada (speed), seguida da cerimônia de premiação
- Local: Em frente à SAD – Parque dos Poderes
Domingo (20)
- 7h: Prova de mountain bike, seguida da cerimônia de premiação
- Local: Praça José Abrão – Conj. José Abrão
Fonte: SETESC