Evento reúne ciclistas de várias regiões do país em competição inclusiva e classificatória para a Surdolimpíada 2025, no Japão
Surdoatletas disputam campeonato brasileiro de ciclismo na capital
Foto: Bruno Rezende/arquivo

Clique e ouça a matéria

Campo Grande sedi­a­rá o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike para atle­tas sur­dos nes­te fim de sema­na. A com­pe­ti­ção, que ocor­re­rá no sába­do (19) e domin­go (20), tem como obje­ti­vo pro­mo­ver a inclu­são e o desen­vol­vi­men­to espor­ti­vo entre sur­do­a­tle­tas de diver­sas par­tes do Brasil.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e pela Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul (FDSMS), o even­to con­ta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, atra­vés da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

As com­pe­ti­ções de ciclis­mo de estra­da acon­te­cem no sába­do, com as pro­vas de 1.000 metros sprint e indi­vi­du­al con­trar­re­ló­gio, envol­ven­do sur­do­a­tle­tas de seis fede­ra­ções: Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Rio de Janeiro. Já no domin­go, será a vez do Mountain Bike, que con­ta­rá com repre­sen­tan­tes de oito fede­ra­ções, incluin­do par­ti­ci­pan­tes de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Paraíba, Paraná e Bahia. Cerca de 30 atle­tas estão con­fir­ma­dos, incluin­do três sul-mato-gros­sen­ses.

A cerimô­nia de aber­tu­ra será rea­li­za­da na sex­ta-fei­ra (18), às 14 horas, na sede da Setesc, e mar­ca­rá o iní­cio do even­to que se des­ta­ca por sua impor­tân­cia inclu­si­va e com­pe­ti­ti­va. “Esse cam­pe­o­na­to é de gran­de rele­vân­cia, pois é clas­si­fi­ca­tó­rio para o Mundial de Ciclismo. A Fundesporte tem imen­so pra­zer em cola­bo­rar com a orga­ni­za­ção de um even­to des­sa mag­ni­tu­de. Ele faz par­te do nos­so pla­ne­ja­men­to anu­al, com o obje­ti­vo de fomen­tar o ciclis­mo e os espor­tes vol­ta­dos à comu­ni­da­de sur­da”, des­ta­cou Paulo Ricardo Nuñez, dire­tor-pre­si­den­te da Fundesporte.

Adriano Gianotto, pre­si­den­te da FDSMS, tam­bém cele­brou a rea­li­za­ção do even­to e espe­ra bom desem­pe­nho dos atle­tas. “Meu dese­jo é que os atle­tas alcan­cem alta per­for­man­ce no ran­king e pos­sam, futu­ra­men­te, garan­tir a bol­sa atle­ta. Este even­to, rea­li­za­do pela pri­mei­ra vez em Mato Grosso do Sul, é fun­da­men­tal para o ran­king naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal das moda­li­da­des”, afir­mou.

Os ven­ce­do­res do cam­pe­o­na­to terão a chan­ce de se clas­si­fi­car para a Surdolimpíada Internacional, pro­gra­ma­da para ocor­rer de 15 a 26 de novem­bro de 2025, em Tóquio, Japão.

Programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo e Mountain Bike:

Sexta-fei­ra (18)

  • 14h: Cerimônia de aber­tu­ra
  • 14h30: Entrega dos kits
  • 15h: Congresso téc­ni­co
  • 15h30: Reconhecimento do per­cur­so de moun­tain bike (opci­o­nal para os atle­tas)

Sábado (19)

  • 15h: Prova de ciclis­mo de estra­da (spe­ed), segui­da da cerimô­nia de pre­mi­a­ção
  • Local: Em fren­te à SAD – Parque dos Poderes

Domingo (20)

  • 7h: Prova de moun­tain bike, segui­da da cerimô­nia de pre­mi­a­ção
  • Local: Praça José Abrão – Conj. José Abrão

Fonte: SETESC

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA