Quatro casos de coqueluche foram confirmados em Campo Grande até outubro de 2024, após três anos sem registros
Sesau alerta sobre aumento da coqueluche na capital
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), emi­tiu um aler­ta sobre o aumen­to de casos de coque­lu­che na Capital. Em 2024, até o mês de outu­bro, foram con­fir­ma­dos qua­tro casos da doen­ça, enquan­to nos anos ante­ri­o­res (2021, 2022 e 2023) não hou­ve regis­tros.

A coque­lu­che, cau­sa­da pela bac­té­ria Bordetella per­tus­sis, é uma infec­ção res­pi­ra­tó­ria alta­men­te trans­mis­sí­vel, carac­te­ri­za­da por cri­ses inten­sas de tos­se seca. As cri­an­ças meno­res de seis meses são as mais vul­ne­rá­veis a com­pli­ca­ções gra­ves, que podem levar à mor­te se não tra­ta­das ade­qua­da­men­te. A trans­mis­são ocor­re por meio de gotí­cu­las expe­li­das ao tos­sir, falar ou espir­rar, além do con­ta­to com obje­tos con­ta­mi­na­dos.

Os prin­ci­pais sin­to­mas inclu­em febre, mal-estar, cori­za e, pos­te­ri­or­men­te, cri­ses de tos­se incon­tro­lá­veis, poden­do cau­sar vômi­tos. É fun­da­men­tal que bebês meno­res de seis meses rece­bam aten­ção espe­ci­al, uma vez que eles são mais pro­pen­sos a for­mas gra­ves da doen­ça.

Prevenção

A vaci­na­ção é a prin­ci­pal for­ma de pre­ven­ção. A vaci­na pen­ta­va­len­te está dis­po­ní­vel no Sistema Único de Saúde (SUS) para cri­an­ças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias. O ide­al é que as cri­an­ças sejam vaci­na­das antes de com­ple­tar um ano de ida­de, com três doses apli­ca­das aos 2, 4 e 6 meses. Além dis­so, duas doses de refor­ço da vaci­na DTP (trí­pli­ce bac­te­ri­a­na) devem ser admi­nis­tra­das aos 15 meses e até os 4 anos de ida­de. Grávidas tam­bém devem rece­ber a vaci­na DTPa até a 20ª sema­na de ges­ta­ção e, caso esque­çam, devem ser imu­ni­za­das logo após o nas­ci­men­to do bebê.

Fonte: PMCG

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA