Sanesul avança na universalização do esgoto em MS, tratando 130 milhões de litros por dia e comprometida com a sustentabilidade.

Clique e ouça a matéria

A Sanesul, res­pon­sá­vel pelo sane­a­men­to bási­co em Mato Grosso do Sul, tem se des­ta­ca­do pelo tra­ta­men­to diá­rio de apro­xi­ma­da­men­te 130 milhões de litros de esgo­to, que são devol­vi­dos de for­ma segu­ra aos rios, solos e manan­ci­ais, refor­çan­do seu com­pro­mis­so com a sus­ten­ta­bi­li­da­de e a pre­ser­va­ção dos recur­sos natu­rais. Esse volu­me repre­sen­ta cer­ca de 130 litros por pes­soa aten­di­da dia­ri­a­men­te, abran­gen­do cer­ca de 1 milhão de habi­tan­tes em 68 muni­cí­pi­os.

Segundo o dire­tor-pre­si­den­te da Sanesul, Renato Marcílio, a expan­são con­tí­nua dos ser­vi­ços de esgo­to demons­tra o empe­nho da empre­sa em garan­tir con­di­ções sani­tá­ri­as ade­qua­das e melho­rar a qua­li­da­de de vida das comu­ni­da­des aten­di­das. “Nosso obje­ti­vo é uni­ver­sa­li­zar o esgo­ta­men­to sani­tá­rio antes do pra­zo esta­be­le­ci­do pelo novo mar­co legal do sane­a­men­to bási­co, pre­vis­to para 2033”, des­ta­cou Marcílio.

Atualmente, a cober­tu­ra do esgo­to no esta­do é de 63,36%, e a Sanesul está inves­tin­do em infra­es­tru­tu­ra e tec­no­lo­gia para aumen­tar essa cober­tu­ra, com o apoio de uma Parceria Público-Privada (PPP) fir­ma­da com a Ambiental MS Pantanal, do Grupo Aegea. Até o momen­to, foram rea­li­za­das 344.031 novas liga­ções de esgo­to, bene­fi­ci­an­do dire­ta­men­te cer­ca de 1 milhão de pes­so­as.

Os esfor­ços da Sanesul têm resul­ta­do na uni­ver­sa­li­za­ção do esgo­to em diver­sos muni­cí­pi­os, como Bonito, Três Lagoas e Ponta Porã, com outros muni­cí­pi­os tam­bém avan­çan­do rapi­da­men­te. A empre­sa con­ti­nua a tra­ba­lhar para asse­gu­rar que o desen­vol­vi­men­to urba­no e indus­tri­al de Mato Grosso do Sul ocor­ra de for­ma sus­ten­tá­vel, sem com­pro­me­ter o meio ambi­en­te e os recur­sos hídri­cos vitais para as futu­ras gera­ções.

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA