Novo presidente da Associação de Suinocultores de MS prioriza tecnologias sustentáveis e fortalecimento do setor no biênio 2025/2026
Renato Spera assume presidência da Asumas
Foto: Divulgação/ASUMAS

Clique e ouça a matéria

Renato Leandro Spera foi elei­to por una­ni­mi­da­de como o novo pre­si­den­te da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas) para o biê­nio 2025/2026. A elei­ção, rea­li­za­da na últi­ma ter­ça-fei­ra (5), repre­sen­ta uma nova fase para o setor, que pas­sa por um momen­to de cres­ci­men­to e ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca no Mato Grosso do Sul. O ex-pre­si­den­te, Milton Bigatão, inte­gra­rá a nova dire­to­ria como vice-pre­si­den­te de ter­mi­na­ção.

Com uma car­rei­ra con­so­li­da­da na sui­no­cul­tu­ra, Spera che­gou ao esta­do em 2002 e fun­dou sua pró­pria gran­ja em Jateí, onde man­tém uma estru­tu­ra que com­por­ta até 4.200 ani­mais pron­tos para o aba­te. “A sui­no­cul­tu­ra é minha pai­xão e meu com­pro­mis­so pro­fis­si­o­nal há mais de 20 anos”, decla­ra Spera, que pos­sui uma tra­je­tó­ria liga­da ao setor des­de os tem­pos em que tra­ba­lha­va na Seara Alimentos.

Spera enfa­ti­za a impor­tân­cia do asso­ci­a­ti­vis­mo no setor sui­ní­co­la esta­du­al, des­ta­can­do a coe­são como dife­ren­ci­al com­pe­ti­ti­vo. “Nossa sui­no­cul­tu­ra é um exem­plo de coe­são e orga­ni­za­ção, algo que atrai a aten­ção de outras cul­tu­ras, como a bovi­no­cul­tu­ra. Esse mode­lo é fun­da­men­tal para o cres­ci­men­to sus­ten­tá­vel do setor”, comen­ta.

Entre os desa­fi­os de sua ges­tão, o novo pre­si­den­te pri­o­ri­za o for­ta­le­ci­men­to do desen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel, com foco em ren­ta­bi­li­da­de, ino­va­ção e impac­to soci­al. Alinhado aos obje­ti­vos do gover­no esta­du­al para 2030, ele pre­ten­de imple­men­tar tec­no­lo­gi­as como ener­gia solar e bio­gás, além de apri­mo­rar os padrões de bios­se­gu­ran­ça e moder­ni­za­ção das pro­pri­e­da­des. “Nossa meta é pro­mo­ver uma sui­no­cul­tu­ra que seja eco­no­mi­ca­men­te ren­tá­vel, ambi­en­tal­men­te res­pon­sá­vel e soci­al­men­te inclu­si­va”, res­sal­ta Spera.

A con­ti­nui­da­de na orga­ni­za­ção ins­ti­tu­ci­o­nal da Asumas tam­bém será uma pri­o­ri­da­de, refor­çan­do o papel da asso­ci­a­ção na medi­a­ção entre polí­ti­cas públi­cas e pri­va­das em bene­fí­cio dos pro­du­to­res. Um dos focos de sua ges­tão será o pro­gra­ma “Leitão Vida”, incen­ti­vo gover­na­men­tal que pas­sa­rá a ser audi­ta­do pela asso­ci­a­ção com o obje­ti­vo de pro­mo­ver o desen­vol­vi­men­to em pro­pri­e­da­des de todos os por­tes.

A nova dire­to­ria elei­ta para o biê­nio 2025/2026 con­ta com nomes impor­tan­tes, entre eles Eleiza Moraes Machado, como vice-pre­si­den­te de ciclo com­ple­to, e Vinícius Siemionko Suris, vice-pre­si­den­te coo­pe­ra­ti­va. A pre­si­dên­cia de Renato Spera refle­te uma visão de futu­ro para a sui­no­cul­tu­ra de Mato Grosso do Sul, que bus­ca ala­van­car a ren­ta­bi­li­da­de e a sus­ten­ta­bi­li­da­de, man­ten­do o setor como um dos prin­ci­pais moto­res econô­mi­cos e soci­ais do esta­do.

Diretoria Biênio 2025/2026

  • Presidente: Renato Leandro Spera
  • Vice-Presidente Ciclo Completo: Eleiza Moraes Machado
  • Vice-Presidente Cooperativa: Vinícius Siemionko Suris
  • Vice-Presidente Produtores de Leitões: Cid de Miranda Finamore
  • Vice-Presidente Terminação: Milton Bigatão
  • Primeiro-Secretário: Diego Freitas Silveira
  • Primeiro-Tesoureiro: Alessandro Henrique da Silva Boigues
  • Diretor Técnico: Dulcemar José Grando
  • Conselho Fiscal Titular: Celso Philippi Júnior, Neimar Bezerra de Oliveira, José Ivan Alves Leite
  • Conselho Fiscal Suplente: Ercio José Posselt, Élcio da Fonseca Cação, Fernando de Castro

Fonte: AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA