OPINIÃO

Uma jornada de amor, desafios e transformação através da maternidade
Reflexões de superação: a história de Samuel
Foto: Acervo Karen

Clique e ouça a matéria

Novembro é um mês espe­ci­al para mim, pois no dia 11, meu filho Samuel com­ple­ta mais um ano de vida. Sua che­ga­da foi um mila­gre após dois abor­tos espon­tâ­ne­os e ele se tor­nou meu “bebê arco-íris”. Durante a ges­ta­ção, enfren­tei a des­co­ber­ta da trom­bo­fi­lia, o que exi­giu cui­da­dos extre­mos e inje­ções diá­ri­as.

Samuel nas­ceu sau­dá­vel, mas no segun­do dia, ele con­vul­si­o­nou por 8 horas den­tro da mater­ni­da­de e pas­sou 15 dias na UTI neo­na­tal, onde foi diag­nos­ti­ca­do com um AVC.

Os meses seguin­tes se tor­na­ram um labi­rin­to de con­sul­tas e exa­mes, reple­tos de incer­te­zas. Foi um ano difí­cil e eu me vi lutan­do não ape­nas com a saú­de do meu filho, mas tam­bém com uma bata­lha inter­na.

Ele enfren­tou difi­cul­da­des moto­ras e de fala, e eu sen­tia uma dor pro­fun­da, espe­ci­al­men­te ao ver os olha­res de com­pai­xão das pes­so­as. No entan­to, uma pro­fis­si­o­nal de tera­pia me aju­dou a ver a situ­a­ção de for­ma mais posi­ti­va, e pedi a Deus que mudas­se minha pers­pec­ti­va. Com o tem­po, essa dor se trans­for­mou em gra­ti­dão.

Nas lon­gas espe­ras duran­te as ses­sões de tera­pia, conhe­ci mães incrí­veis que tam­bém luta­vam, enfren­tan­do bata­lhas mui­tas vezes mai­o­res do que as minhas. Elas me ensi­na­ram que, mes­mo dian­te das difi­cul­da­des, a vida é um mila­gre. Hoje, que­ro que as pes­so­as per­gun­tem sobre o Samuel, para que eu pos­sa com­par­ti­lhar sua his­tó­ria de supe­ra­ção.

Com o tem­po, per­ce­bi o quan­to era aben­ço­a­da por ter o Samuel, uma cri­an­ça cheia de vida, sau­dá­vel e inde­pen­den­te. Descobri que as seque­las dei­xa­das pelo AVC não deter­mi­nam quem ele é; são ape­nas deta­lhes que tor­nam sua exis­tên­cia ain­da mais incrí­vel.

Todos enfren­ta­mos deser­tos em nos­sas vidas, e o ver­da­dei­ro desa­fio é trans­for­mar o “por quê?” em “para quê?”. Cada luta tem um pro­pó­si­to mai­or, e pre­ci­sa­mos apren­der a ser gra­tos. Em novem­bro, cele­bro não ape­nas os 9 anos de Samuel, mas tam­bém a for­ça que encon­tra­mos na supe­ra­ção e a luz que sur­ge após a tem­pes­ta­de, que nos mos­tra que o que pen­sa­mos mui­tas vezes ser o fim é ape­nas o iní­cio de uma gran­de jor­na­da.

SOBRE O AUTOR

Picture of Karen Andrielly

Karen Andrielly

"Os artigos assinados por editores convidados refletem as opiniões e visões pessoais dos autores e não necessariamente representam a posição editorial deste jornal. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos respectivos colaboradores."

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA