Decisão do ministro Alexandre de Moraes libera a plataforma após reativação de representação legal e pagamento de multa milionária

Clique e ouça a matéria

A rede soci­al X, de Elon Musk, reto­ma­rá suas ope­ra­ções no Brasil após um blo­queio de 40 dias. O minis­tro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deter­mi­nou o des­blo­queio da pla­ta­for­ma, dan­do à Anatel 24 horas para imple­men­tar a medi­da.

O blo­queio, ini­ci­a­do em 30 de agos­to, ocor­reu após o fecha­men­to do escri­tó­rio da X no Brasil e a fal­ta de um repre­sen­tan­te legal, exi­gi­do para ope­rar no país. A rede soci­al tam­bém foi mul­ta­da em R$ 28,6 milhões por não cum­prir ordens judi­ci­ais, como a remo­ção de con­teú­dos anti­de­mo­crá­ti­cos.

Com a nova repre­sen­ta­ção, lide­ra­da pela advo­ga­da Rachel Villa Nova, e o paga­men­to das mul­tas, o des­blo­queio foi auto­ri­za­do. Durante o blo­queio, a X ten­tou man­ter o aces­so dos usuá­ri­os ao mudar seus ser­vi­do­res para a Cloudflare, o que gerou novas pena­li­da­des.

A Procuradoria-Geral da República apoi­ou o pedi­do de retor­no das ope­ra­ções, levan­do à libe­ra­ção da pla­ta­for­ma.

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA