Proposta de deputado Neno Razuk amplia diretrizes para diagnósticos em adultos e idosos, visando acesso a tratamentos e inclusão social
Projeto sobre diagnóstico de TEA em adultos tramita na ALEMS
Foto: Wagner Guimarães

Clique e ouça a matéria

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 253/2024, de auto­ria do depu­ta­do Neno Razuk (PL), que pro­põe alte­ra­ções na Lei Estadual 5.842, de 24 de mar­ço de 2022. O pro­je­to visa apri­mo­rar o aten­di­men­to mul­ti­pro­fis­si­o­nal para pes­so­as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso do Sul, incluin­do novos dis­po­si­ti­vos para faci­li­tar o diag­nós­ti­co e tra­ta­men­to tam­bém em adul­tos e ido­sos. A maté­ria encon­tra-se em aná­li­se pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Com a pro­pos­ta, a lei vigen­te pas­sa­rá a garan­tir aten­ção inte­gral e espe­cí­fi­ca a pes­so­as com TEA, indo além do diag­nós­ti­co pre­co­ce para con­tem­plar tam­bém o diag­nós­ti­co tar­dio. Esse apri­mo­ra­men­to tem como obje­ti­vo asse­gu­rar que adul­tos e ido­sos pos­sam ter aces­so ade­qua­do a tra­ta­men­tos, medi­ca­men­tos e nutri­en­tes, con­for­me suas neces­si­da­des.

O depu­ta­do Neno Razuk des­ta­cou a impor­tân­cia do diag­nós­ti­co tar­dio para adul­tos e ido­sos, enfa­ti­zan­do que essa medi­da pode reve­lar capa­ci­da­des e pro­por­ci­o­nar um melhor enten­di­men­to indi­vi­du­al e soci­al. “O diag­nós­ti­co tar­dio do TEA em adul­tos e ido­sos é cru­ci­al por diver­sos moti­vos. Permite que capa­ci­da­des antes não iden­ti­fi­ca­das pos­sam ser explo­ra­das, ofe­re­cen­do opor­tu­ni­da­des para que essas pes­so­as expres­sem todo o seu poten­ci­al. O diag­nós­ti­co tam­bém pro­mo­ve um mai­or enten­di­men­to indi­vi­du­al e soci­al, faci­li­tan­do a com­pre­en­são mútua e o aces­so aos direi­tos asse­gu­ra­dos por lei”, jus­ti­fi­cou o par­la­men­tar.

Segundo ele, reco­nhe­cer o autis­mo em qual­quer fase da vida con­tri­bui para o auto­co­nhe­ci­men­to, faci­li­ta a inclu­são soci­al e aju­da as pes­so­as a com­pre­en­de­rem melhor suas limi­ta­ções, cri­an­do pon­tes de empa­tia com aque­les que enfren­tam desa­fi­os seme­lhan­tes.

A pro­pos­ta, se apro­va­da, ampli­a­rá o alcan­ce dos ser­vi­ços de saú­de no esta­do para ofe­re­cer um aten­di­men­to mais inclu­si­vo e huma­no, ali­nha­do com as neces­si­da­des de toda a popu­la­ção autis­ta, inde­pen­den­te da fai­xa etá­ria.

Fonte: ALEMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA