Iniciativa do MPMS promove empoderamento e novas oportunidades para mulheres em fase final de pena
Projeto Aurora apoia reintegração de reeducandas em MS
Foto: Divulgação/MPMS

Clique e ouça a matéria

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) cele­bra três anos de suces­so com o Projeto Aurora, uma ini­ci­a­ti­va vol­ta­da para apoi­ar mulhe­res em fase final de cum­pri­men­to de pena, aju­dan­do-as a reto­mar suas vidas com novas pers­pec­ti­vas. O pro­je­to ofe­re­ce dinâ­mi­cas de inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal, apoio psi­co­ló­gi­co e incen­ti­va o desen­vol­vi­men­to edu­ca­ci­o­nal e pro­fis­si­o­nal das par­ti­ci­pan­tes, com o obje­ti­vo de faci­li­tar sua rein­te­gra­ção soci­al.

A pro­mo­to­ra de Justiça Jiskia Sandri Trentin, auto­ra do pro­je­to, des­ta­ca o impac­to trans­for­ma­dor do Aurora. “O Aurora moni­to­ra a fase final do cum­pri­men­to de pena, ofe­re­cen­do dinâ­mi­cas psi­co­ló­gi­cas e de inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal, ten­do como obje­ti­vo empo­de­rar essas mulhe­res, mos­tran­do que elas podem mudar suas vidas, inves­tir em estu­dos e entrar no mer­ca­do de tra­ba­lho, com supor­te con­tí­nuo do pro­je­to”, expli­ca.

Empoderamento e par­ce­ri­as essen­ci­ais

O Projeto Aurora é resul­ta­do de uma par­ce­ria entre o MPMS, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e con­ta com o apoio de seto­res públi­cos e pri­va­dos. A dire­to­ra do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, Cleide do Nascimento Freitas, res­sal­tou a impor­tân­cia da ini­ci­a­ti­va. “O Aurora é um bra­ço do Ministério Público e um apoio que nós da Agepen temos, auxi­li­an­do as inter­nas no retor­no à soci­e­da­de, res­ga­tan­do a autor­res­pon­sa­bi­li­da­de delas.”

Histórias de trans­for­ma­ção

Camila Almeida de Souza, uma das par­ti­ci­pan­tes do pro­je­to, com­par­ti­lha como o Aurora foi essen­ci­al para sua rea­bi­li­ta­ção. “Esse pro­je­to for­ta­le­ce, tra­ba­lha a auto­es­ti­ma, rein­tro­duz a gen­te na soci­e­da­de. Estou fazen­do cur­so. Fui atrás para par­ti­ci­par, para o pro­je­to tra­zer outra vida para mim por­que eu não que­ro mais aque­la vida de antes,” afir­ma.

Débora Aparecida Aquino Pinto, tam­bém bene­fi­ci­a­da pelo pro­je­to, falou sobre o pro­ces­so de mudan­ça pes­so­al. “Comecei pro­cu­ran­do remi­ções, para que eu pudes­se sair o mais rápi­do pos­sí­vel daqui. Mas, com o pas­sar do tem­po, dos encon­tros, eu fui gos­tan­do e, cada vez mais, fui adqui­rin­do conhe­ci­men­to, bus­can­do me encon­trar.”

Próxima eta­pa e cerimô­nia de for­ma­tu­ra

Nesta sex­ta-fei­ra, às 15h, será rea­li­za­da a for­ma­tu­ra da ter­cei­ra tur­ma do Projeto Aurora no Auditório Cláudia Menezes Pereira. Durante o even­to, terá iní­cio a quar­ta eta­pa da ini­ci­a­ti­va, que con­ta­rá com a par­ti­ci­pa­ção de 20 novas ree­du­can­das. Para a dire­to­ra de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, o pro­je­to tem um papel fun­da­men­tal na valo­ri­za­ção e empo­de­ra­men­to das inter­nas. “Ao fre­quen­ta­rem as ofi­ci­nas do pro­je­to, elas se sen­tem valo­ri­za­das, empo­de­ra­das e con­se­guem ter uma visão de um cená­rio melhor no momen­to que saem das uni­da­des penais,” con­clui.

Fonte: MPMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA