Atualização é obrigatória e garante status sanitário; prazo encerra dia 30 de novembro e não será prorrogado
Produtores rurais têm 10 dias para atualizar cadastro de rebanhos
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) aler­ta os pecu­a­ris­tas de Mato Grosso do Sul para o pra­zo de atu­a­li­za­ção cadas­tral dos reba­nhos, que se encer­ra no dia 30 de novem­bro. A obri­ga­to­ri­e­da­de se apli­ca a todos os cri­a­do­res de ani­mais de pro­du­ção de qual­quer espé­cie, como bovi­nos, suí­nos, aves, capri­nos, ovi­nos e até ani­mais aquá­ti­cos e orna­men­tais.

De acor­do com a Iagro, o cadas­tro atu­a­li­za­do é requi­si­to para a emis­são da Guia de Trânsito Animal (GTA), neces­sá­ria para o trans­por­te de ani­mais. A úni­ca exce­ção é para movi­men­ta­ções des­ti­na­das ao aba­te. A agên­cia infor­mou ain­da que não have­rá pror­ro­ga­ção do pra­zo, e os pro­du­to­res que não rea­li­za­rem a atu­a­li­za­ção fica­rão impos­si­bi­li­ta­dos de obter o docu­men­to.

O pre­si­den­te da Iagro, Daniel Ingold, refor­çou a impor­tân­cia da medi­da para a manu­ten­ção do sta­tus sani­tá­rio do reba­nho esta­du­al. “O cadas­tro atu­a­li­za­do aten­de às dire­tri­zes do Ministério da Agricultura e Pecuária e é fun­da­men­tal para que Mato Grosso do Sul avan­ce no reco­nhe­ci­men­to como área livre de febre afto­sa sem vaci­na­ção”, des­ta­cou.

A atu­a­li­za­ção cadas­tral ocor­re duas vezes ao ano, nos meses de maio e novem­bro. Durante esse perío­do, os cri­a­do­res devem infor­mar os dados de seus reba­nhos, incluin­do as espé­ci­es sob sua guar­da. A Iagro dis­po­ni­bi­li­za o tele­fo­ne 0800–647-6713 para escla­re­cer dúvi­das sobre o pro­ce­di­men­to.

Notificações de doenças

Além da atu­a­li­za­ção cadas­tral, a Iagro lem­bra que a noti­fi­ca­ção de sus­pei­tas ou ocor­rên­ci­as de doen­ças em ani­mais é obri­ga­tó­ria e deve ser fei­ta ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). Essa medi­da é cru­ci­al para evi­tar a dis­se­mi­na­ção de enfer­mi­da­des e garan­tir a saú­de dos reba­nhos.

“Quanto mais cedo rece­be­mos infor­ma­ções sobre sus­pei­tas de doen­ças, mais rapi­da­men­te pode­mos agir, pre­ve­nin­do pro­ble­mas mais gra­ves”, expli­cou Ingold.

Como notificar:

  • Presencialmente, em qual­quer escri­tó­rio da Iagro
  • Telefones fixos ou celu­la­res lis­ta­dos no site www.iagro.ms.gov.br
  • E‑mail: [email protected]
  • WhatsApp: (67) 99961–9205
  • Sistema e‑SISBRAVET
  • Telefone de emer­gên­cia sani­tá­ria: 0800–067-9120

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA