Safra 2024/2025 avança com mais de 85% da área plantada e previsão de 13,9 milhões de toneladas
Plantio de soja em MS se aproxima de 100% e projeta recorde
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Clique e ouça a matéria

O plan­tio da soja em Mato Grosso do Sul para a safra 2024/2025 está pra­ti­ca­men­te fina­li­za­do, com 84,5% da área total já cul­ti­va­da até 8 de novem­bro, segun­do o Projeto SIGA-MS, exe­cu­ta­do pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Com a área plan­ta­da pró­xi­ma da con­clu­são, as expec­ta­ti­vas de pro­du­ção são ele­va­das, com uma pre­vi­são de 13,9 milhões de tone­la­das, aumen­to de 6,8% em rela­ção à últi­ma safra.

Em vári­as regiões do esta­do, o rit­mo de plan­tio foi ace­le­ra­do: muni­cí­pi­os como Brasilândia e Alcinópolis já com­ple­ta­ram 100% do plan­tio, enquan­to Sete Quedas e Três Lagoas supe­ra­ram a mar­ca de 95%. A região sul é a mais avan­ça­da, com média de 87%, segui­da pelas regiões cen­tro, com 83%, e nor­te, com 76,6%, tota­li­zan­do apro­xi­ma­da­men­te 3,8 milhões de hec­ta­res cul­ti­va­dos até o momen­to.

Gabriel Balta, coor­de­na­dor téc­ni­co da Aprosoja/MS, expli­ca que o desen­vol­vi­men­to das lavou­ras é posi­ti­vo na mai­or par­te do esta­do. “Nas regiões nor­te, nor­des­te, sudo­es­te, oes­te, cen­tro e sudes­te, as con­di­ções estão majo­ri­ta­ri­a­men­te boas, com vari­a­ções entre 93,9% e 99% das lavou­ras em óti­mas con­di­ções”, deta­lha. Apenas a região sul-fron­tei­ra regis­tra índi­ces mais bai­xos, com até 2,9% das lavou­ras em con­di­ções ruins.

A área de plan­tio de soja em Mato Grosso do Sul segue em expan­são e deve atin­gir 4,501 milhões de hec­ta­res, com uma pro­du­ti­vi­da­de média espe­ra­da de 51,7 sacas por hec­ta­re. Esse cres­ci­men­to colo­ca o esta­do em posi­ção de des­ta­que naci­o­nal, impul­si­o­na­do pelas con­di­ções cli­má­ti­cas e inves­ti­men­tos em tec­no­lo­gia agrí­co­la.

Nos pró­xi­mos dias, há pre­vi­são de chu­vas mode­ra­das em boa par­te do esta­do, espe­ci­al­men­te nas regiões cen­tro-nor­te, pan­ta­nei­ra e nor­des­te. Essas pre­ci­pi­ta­ções são aguar­da­das para con­so­li­dar o bom desen­vol­vi­men­to das lavou­ras. As ins­ta­bi­li­da­des cli­má­ti­cas são cau­sa­das pela che­ga­da de uma nova fren­te fria e a pre­sen­ça de áre­as de bai­xa pres­são atmos­fé­ri­ca.

Para mais deta­lhes sobre o anda­men­to das lavou­ras, pre­vi­são cli­má­ti­ca e infor­ma­ções do mer­ca­do de grãos, acom­pa­nhe as atu­a­li­za­ções do SIGA-MS.

Fonte: Aprosoja/MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA