O plantio da safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul atingiu 72,2% de sua área total, conforme relatório de 1º de novembro do Projeto SIGA-MS, da Aprosoja/MS, com cerca de 3,2 milhões de hectares já semeados. A região sul do estado lidera o avanço, registrando 76,2% da área plantada, seguida pela região central, com 69,4%, e pela região norte, com 60%.
Municípios como Brasilândia e Alcinópolis se destacam pelo ritmo acelerado, com 100% e 99% de suas áreas plantadas. Sete Quedas e Rio Brilhante também estão adiantados, com aproximadamente 90% da área semeada. Em comparação ao mesmo período do ano passado, o índice atual de plantio está 10,2 pontos percentuais acima, segundo Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS.
No cenário atual, as lavouras nas regiões norte, nordeste, sudoeste e oeste apresentam condições favoráveis, com mais de 96% das áreas com bom desenvolvimento. Em contrapartida, as regiões sul-fronteira, centro e sul possuem áreas com condições regulares e até 1% das plantações em situação crítica.
A previsão do tempo indica chuvas moderadas a intensas para os próximos dias, com possíveis tempestades, acumulando mais de 40 mm em 24 horas. Essas condições são importantes para o desenvolvimento da safra, mas os agricultores devem monitorar as áreas para mitigar possíveis danos.
Fonte: Aprosoja