O plantio de soja em Mato Grosso do Sul alcançou 15,6% da área total prevista para a safra 2024/2025 até 11 de outubro, conforme dados do Projeto SIGA-MS, realizado pela Aprosoja/MS. A região sul se destaca com 22,2% do plantio, enquanto as regiões centro e norte registram 7,2% e 1,15%, respectivamente. “A área plantada até o momento é de aproximadamente 702 mil hectares”, afirmou Gabriel Balta, coordenador técnico da Aprosoja/MS.
A porcentagem atual está 7,4 pontos percentuais acima do mesmo período na safra anterior. Entre os municípios mais avançados no plantio estão Sete Quedas (55%), Aral Moreira (50%) e Amambai, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã (45%).
Projeções e Condições Climáticas
A expectativa para esta safra é de crescimento de 6,8% na área total plantada, que deve atingir 4,501 milhões de hectares, com produtividade média estimada em 51,7 sacas por hectare e uma produção de 13,977 milhões de toneladas. O sucesso do cultivo está atrelado às condições climáticas favoráveis e estratégias como o escalonamento do plantio, que visa mitigar riscos associados às adversidades do clima.
De acordo com o Cemtec-MS, até o final de outubro, as regiões sul, sudoeste e sudeste do estado devem receber acumulados de chuva entre 30 e 100 mm. Na última semana, Juti e Caarapó registraram os maiores volumes de precipitação, com 85,6 mm e 83,6 mm, respectivamente. Apesar da influência do fenômeno La Niña, outros fatores climáticos podem impactar as precipitações na região.
Fonte: Aprosoja-MS