Região sul do estado lidera o plantio com 22,2%, e expectativa é de expansão na área e produção na safra 2024/2025
Plantio de soja atinge 16% da área em Mato Grosso do Sul
Foto: Arquivo/Aprosoja-MS

Clique e ouça a matéria

O plan­tio de soja em Mato Grosso do Sul alcan­çou 15,6% da área total pre­vis­ta para a safra 2024/2025 até 11 de outu­bro, con­for­me dados do Projeto SIGA-MS, rea­li­za­do pela Aprosoja/MS. A região sul se des­ta­ca com 22,2% do plan­tio, enquan­to as regiões cen­tro e nor­te regis­tram 7,2% e 1,15%, res­pec­ti­va­men­te. “A área plan­ta­da até o momen­to é de apro­xi­ma­da­men­te 702 mil hec­ta­res”, afir­mou Gabriel Balta, coor­de­na­dor téc­ni­co da Aprosoja/MS.

A por­cen­ta­gem atu­al está 7,4 pon­tos per­cen­tu­ais aci­ma do mes­mo perío­do na safra ante­ri­or. Entre os muni­cí­pi­os mais avan­ça­dos no plan­tio estão Sete Quedas (55%), Aral Moreira (50%) e Amambai, Coronel Sapucaia e Laguna Carapã (45%).

Projeções e Condições Climáticas

A expec­ta­ti­va para esta safra é de cres­ci­men­to de 6,8% na área total plan­ta­da, que deve atin­gir 4,501 milhões de hec­ta­res, com pro­du­ti­vi­da­de média esti­ma­da em 51,7 sacas por hec­ta­re e uma pro­du­ção de 13,977 milhões de tone­la­das. O suces­so do cul­ti­vo está atre­la­do às con­di­ções cli­má­ti­cas favo­rá­veis e estra­té­gi­as como o esca­lo­na­men­to do plan­tio, que visa miti­gar ris­cos asso­ci­a­dos às adver­si­da­des do cli­ma.

De acor­do com o Cemtec-MS, até o final de outu­bro, as regiões sul, sudo­es­te e sudes­te do esta­do devem rece­ber acu­mu­la­dos de chu­va entre 30 e 100 mm. Na últi­ma sema­na, Juti e Caarapó regis­tra­ram os mai­o­res volu­mes de pre­ci­pi­ta­ção, com 85,6 mm e 83,6 mm, res­pec­ti­va­men­te. Apesar da influên­cia do fenô­me­no La Niña, outros fato­res cli­má­ti­cos podem impac­tar as pre­ci­pi­ta­ções na região.

Fonte: Aprosoja-MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA