Plantio da safra de soja 2024/2025 atinge 32% da área estimada em MS, com destaque para a região Sul que já semeou 39%; clima favorece avanço
Plantio da soja atinge 39% na região sul do estado
Foto: Aprosoja/MS

Clique e ouça a matéria

O plan­tio da safra de soja 2024/2025 em Mato Grosso do Sul atin­giu um mar­co impor­tan­te, com a seme­a­du­ra alcan­çan­do apro­xi­ma­da­men­te 32% da área esti­ma­da em todo o esta­do, de acor­do com dados do pro­je­to SIGA-MS. A região sul se des­ta­ca com 39,7% de sua área já plan­ta­da, enquan­to as regiões cen­tro e nor­te regis­tram 20,7% e 17,2%, res­pec­ti­va­men­te. Até o momen­to, esti­ma-se que cer­ca de 1,4 milhão de hec­ta­res tenham sido plan­ta­dos.

Os muni­cí­pi­os que mais avan­ça­ram no plan­tio são Laguna Carapã, com 70% da área seme­a­da, segui­do por Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia, todos com 65%. Em com­pa­ra­ção à safra ante­ri­or (2023/2024), o pro­gres­so atu­al é supe­ri­or em cer­ca de 10,1 pon­tos per­cen­tu­ais.

Desenvolvimento e cli­ma

Gabriel Balta, coor­de­na­dor téc­ni­co da Aprosoja/MS, comen­tou sobre o desen­vol­vi­men­to das lavou­ras. “Nas regiões sudo­es­te, nor­des­te, oes­te, nor­te e sudes­te, as con­di­ções são majo­ri­ta­ri­a­men­te boas, vari­an­do de 96% a 100%. As con­di­ções regu­la­res nes­tas regiões vari­am entre 0% e 4%, e as con­di­ções ruins são ine­xis­ten­tes. O está­dio feno­ló­gi­co nes­tas regiões está entre VE e V3”, afir­mou.

Por outro lado, Balta expli­cou que algu­mas áre­as, como sul-fron­tei­ra, cen­tro e sul, apre­sen­tam con­di­ções menos favo­rá­veis. “Nestas áre­as, pode-se encon­trar lavou­ras com até 1% em con­di­ções ruins. As con­di­ções regu­la­res vari­am entre 5% e 20%, e as boas con­di­ções estão entre 80% e 94%. O está­dio feno­ló­gi­co nes­tas regiões está entre VE e V3”, acres­cen­tou.

As con­di­ções cli­má­ti­cas dos últi­mos dias foram mar­ca­das pelo aumen­to das chu­vas, espe­ci­al­men­te em Paranaíba e São Gabriel do Oeste, com acu­mu­la­dos de 68 mm e 67,8 mm, res­pec­ti­va­men­te. Segundo pre­vi­sões, uma fren­te fria asso­ci­a­da a um ciclo­ne extra­tro­pi­cal no sul do Brasil pode tra­zer novos acu­mu­la­dos de chu­va para as regiões cen­tro-les­te e nor­des­te do esta­do. Além dis­so, o trans­por­te de calor e umi­da­de deve­rá favo­re­cer a for­ma­ção de ins­ta­bi­li­da­des cli­má­ti­cas, com tem­pe­ra­tu­ras pre­vis­tas vari­an­do entre míni­mas de 21°C a 27°C e máxi­mas de 31°C a 38°C, depen­den­do da região.

Cotação dos grãos e pre­vi­sões de mer­ca­do

Em ter­mos de mer­ca­do, a saca de soja está cota­da a R$ 108,64, enquan­to a de milho está sen­do nego­ci­a­da por R$ 46,57. Para infor­ma­ções adi­ci­o­nais sobre o desen­vol­vi­men­to das lavou­ras e atu­a­li­za­ções do mer­ca­do, reco­men­da-se o acom­pa­nha­men­to do pro­je­to SIGA-MS.

Com infor­ma­ções da Aprosoja/MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA