A mostra cultural “PERFORMATI.KAOS”, com o tema “Reflexões para reinventar o mundo”, será realizada em Mato Grosso do Sul entre os dias 2 e 9 de novembro. O evento reúne artistas de performances de rua e artes visuais, com o objetivo de valorizar e promover o protagonismo dos integrantes da cena marginal da cidade. Financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, o projeto é executado por meio de um edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Com atividades que visam fomentar discussões sobre sustentabilidade e preservação ambiental, a programação de “PERFORMATI.KAOS” será realizada em locais públicos, oferecendo à população acesso gratuito a diversas apresentações artísticas, oficinas de geração de renda, plantio de árvores e mesas de conversas. Segundo a organização, o eixo temático do evento é o papel da arte na conscientização sobre os impactos ambientais, promovendo o engajamento cultural e social.
A abertura oficial será realizada no dia 2 de novembro, às 18h, na Praça do Preto Velho, durante a Feira Ziriguidum. As primeiras performances incluem o desfile performático “Casulo”, do coletivo de transprafrente, e a apresentação “Fire Flowers” de Keertana.
“Nosso objetivo é criar uma plataforma para que esses artistas possam expressar suas reflexões sobre o mundo e o meio ambiente, utilizando espaços públicos como cenário para que a cultura seja acessível a todos”, comenta um dos organizadores da mostra. Entre as atrações, estão apresentações de slam, grafite, poesia, oficinas corporais e confecção de mandalas, com a proposta de integração entre arte, natureza e cidade.
Programação destacada da mostra PERFORMATI.KAOS:
- Praça do Preto Velho – Feira Ziriguidum: 2 de novembro, às 18h.
- “Casulo”, desfile performático do coletivo transprafrente
- “Fire Flowers”, com Keertana
- Praça Coophafé: 3 de novembro, às 10h.
- “Manifesto Carta-árvore”, com Susan Eloy
- Praça Ary Coelho: 4 de novembro, às 19h.
- “O amanhã não está à venda”, com Berbela Mortiz
- Performance de Fernando Cruz
- Praça Aquidauana: 7 de novembro, às 19h.
- “Lambe Lambe”, com Léo Mareco
- “Slam Plural”, com Alê Coelho
- Praça Central – 14 de julho e entornos: 8 de novembro, às 18h.
- “Vida de Gado”, com Thismy Kissme
- “Poesia Slam”, com Luana Peralta
- Premiação aos artistas, com o Prêmio Bia Marques
Fonte: AsseCom