Sessão Solene em Paranaíba celebra os 150 anos da comarca, entrega nova Vara Judicial, homenageia autoridades e lança cápsula do tempo do Poder Judiciário.
Paranaíba marca um século e meio de Justiça com nova vara judicial e sessão solene
Paranaíba marca um século e meio de Justiça com nova vara judicial e sessão solene

Clique e ouça a matéria

A cida­de de Paranaíba foi pal­co de uma Sessão Solene em come­mo­ra­ção aos 150 anos de ins­ta­la­ção da comar­ca local, rea­li­za­da nes­ta sex­ta-fei­ra, dia 18 de outu­bro, no Lions Clube. Durante o even­to, que reu­niu auto­ri­da­des, desem­bar­ga­do­res e cida­dãos, des­ta­cou-se a entre­ga de uma nova vara judi­ci­al para a comar­ca.

A cerimô­nia teve iní­cio às 16 horas com a recep­ção dos con­vi­da­dos e a entra­da dos desem­bar­ga­do­res. Entre os pre­sen­tes esta­vam o pre­si­den­te do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Sérgio Fernandes Martins, o cor­re­ge­dor-geral de jus­ti­ça, Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, e a recém-elei­ta admi­nis­tra­ção para o biê­nio 2025/2026, desem­bar­ga­do­res Sideni Soncini Pimentel, Vladimir Abreu da Silva e Ruy Celso Barbosa Florence, entre outros.

A mesa dire­to­ra foi com­pos­ta por impor­tan­tes figu­ras polí­ti­cas e jurí­di­cas, tan­to do muni­cí­pio quan­to do Estado, como o gover­na­dor de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o pre­fei­to de Paranaíba, Maycol Queiroz. Esse ali­nha­men­to de auto­ri­da­des rea­fir­mou o com­pro­mis­so com a jus­ti­ça e o desen­vol­vi­men­to da comar­ca.

Para dar o tom come­mo­ra­ti­vo à ses­são foi apre­sen­ta­do um vídeo de home­na­gem aos 150 anos da comar­ca, o qual faz um bre­ve rela­to his­tó­ri­co e evi­den­cia as melho­ri­as rea­li­za­das nos últi­mos anos.

Nova Vara Judicial - Um dos momen­tos de mai­or des­ta­que da cerimô­nia foi o anún­cio da cri­a­ção de mais uma Vara Judicial na comar­ca de Paranaíba. O pre­si­den­te do TJMS, acom­pa­nha­do pelo Governador, entre­gou a Lei n. 6.318 ao pre­fei­to Maycol Queiroz, à pre­si­den­te da 6ª Subseção da OAB, Daniela Peres Carósio de Oliveira, e aos juí­zes da comar­ca. Essa ini­ci­a­ti­va visa apri­mo­rar o aten­di­men­to Judiciário e bus­ca suprir a cres­cen­te deman­da da popu­la­ção.

Homenagens e Lançamentos - Outro pon­to alto da cerimô­nia foi a entre­ga, pelas mãos do pre­si­den­te da Câmara Municipal, Edmar Pires da Silva Júnior, do títu­lo de Cidadão Honorário Paranaibense ao pre­si­den­te Sérgio Fernandes Martins, ao Des. Sideni Soncini Pimentel e ao Des. Alexandre Bastos, pela con­tri­bui­ção sig­ni­fi­ca­ti­va para a jus­ti­ça na região. Além dis­so, a Casa de Leis, na figu­ra de vári­os vere­a­do­res, tam­bém con­ce­deu o títu­lo de Visitante Ilustre aos demais desem­bar­ga­do­res pre­sen­tes: Ruy Celso Barbosa Florence, Waldir Marques, Fernando Mauro Moreira Marinho, Fernando Paes de Campos, Vladimir Abreu da Silva e Vilson Bertelli.

O even­to con­tou ain­da com a entre­ga do Colar do Mérito Judiciário ao gover­na­dor Riedel, em reco­nhe­ci­men­to aos ser­vi­ços pres­ta­dos ao Estado. Além dis­so, ocor­reu o lan­ça­men­to do livro “150 anos da cri­a­ção da comar­ca de Paranaíba” e do sím­bo­lo come­mo­ra­ti­vo, refor­çan­do a rele­vân­cia his­tó­ri­ca da comar­ca, os quais tam­bém foram entre­gues ao Governador do Estado e a outras auto­ri­da­des pre­sen­tes.

Cápsula do Tempo - Uma das ino­va­ções da cerimô­nia foi a apre­sen­ta­ção da cáp­su­la do tem­po do Poder Judiciário. O pre­si­den­te assi­nou no local a por­ta­ria que a ins­ti­tui como um pro­je­to cul­tu­ral do Poder Judiciário, e os con­vi­da­dos foram cha­ma­dos a dei­xar men­sa­gens para o futu­ro, que fica­rão arma­ze­na­das na cáp­su­la a ser rea­ber­ta ape­nas daqui 50 anos, no ani­ver­sá­rio dos 200 anos da comar­ca. 

Declarações - Os pro­nun­ci­a­men­tos foram mar­can­tes, com inter­ven­ções do pre­si­den­te da Câmara, do pre­fei­to de Paranaíba, do gover­na­dor e do pre­si­den­te do TJMS, que res­sal­ta­ram a impor­tân­cia da comar­ca para a his­tó­ria e o desen­vol­vi­men­to da região.

O pre­si­den­te da Câmara Municipal, Edmar Pires da Silva Júnior, res­sal­tou o sen­ti­men­to de orgu­lho e gra­ti­dão pelas come­mo­ra­ções dos 150 anos da comar­ca. “Sabemos que Paranaíba é a segun­da comar­ca mais anti­ga do Estado, então, só temos a agra­de­cer ao Poder Judiciário e as pes­so­as envol­vi­das na rea­li­za­cao des­sas come­mo­ra­ções”.

O pre­fei­to de Paranaíba, Maycol Queiroz, por sua vez, exal­tou a agi­li­da­de do Poder Judiciário em sem­pre aten­der com agi­li­da­de as neces­si­da­des dos juris­di­ci­o­na­dos para­nai­ben­ses. “Poderia ter sido um sonho que demo­ra­ria mais de 15 anos para ser rea­li­za­do, mas foi con­cre­ti­za­do mui­to rápi­do. Em menos de 100 dias, a 3ª Vara Cível de Paranaíba foi sonha­da, pen­sa­da e apro­va­da, tudo gra­ças ao pre­si­den­te Sérgio Martins. A popu­la­ção de Paranaíba logo pode­rá ser bene­fi­ci­a­da com esse incre­men­to na Justiça rea­li­za­do pelo Tribunal”.

Romão Ávila Milhan, pro­cu­ra­dor-geral do Ministério Público Estadual do MS, tam­bém men­ci­o­nou a cri­a­ção da nova vara judi­ci­al, refor­çan­do o apoio a todo o apa­ra­to de jus­ti­ça que a atu­al admi­nis­tra­ção do TJ sem­pre demons­trou. “Dessa for­ma, cum­pri­men­to pelo con­vi­te e pela ini­ci­a­ti­va rea­li­za­da aqui, seme­lhan­te ao que foi fei­to em Corumbá ain­da este ano. Estamos todos vol­ta­dos ao bem-fazer pela popu­la­ção sul-mato-gros­sen­se. Agora com a 3ª Vara Cível tra­ba­lha­re­mos ain­da mais da melhor for­ma pos­sí­vel para aten­der ao povo de Paranaíba”.

Para o gover­na­dor Eduardo Riedel, o pro­je­to cul­tu­ral da cáp­su­la do tem­po é uma ação lou­vá­vel do Tribunal de Justiça ao valo­ri­zar a his­tó­ria e, ao mes­mo tem­po, pen­sar no futu­ro. “O vídeo que o Tribunal pre­pa­rou para nós dá a dimen­são da rique­za his­tó­ri­ca de Paranaíba que, nos últi­mos anos, tem um desen­vol­vi­men­to cada vez mais pre­sen­te. Essa cáp­su­la do tem­po vai guar­dar o retra­to des­se momen­to, des­sa rela­ção de res­pei­to e con­ver­gên­cia de pri­o­ri­da­des que a gen­te tem vis­to entre os Poderes, cons­truin­do o Estado que a gen­te quer ver retra­ta­do daqui a 50 anos na aber­tu­ra des­sa cáp­su­la. Que os cida­dãos do futu­ro abram a cáp­su­la com orgu­lho do futu­ro que foi ergui­do”.

O pre­si­den­te do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins, hon­rou o pas­sa­do de Paranaíba, mas tam­bém enfa­ti­zou que o Poder Judiciário veio à comar­ca para tam­bém garan­tir que o seu futu­ro seja cada vez melhor. “Se che­ga­mos até aqui, entre­gan­do à soci­e­da­de um Poder Judiciário cada vez mais pre­sen­te , ino­va­dor, tec­no­ló­gi­co e aten­to à evo­lu­ção da soci­e­da­de, foi por­que 150 anos atrás nos­sos ante­pas­sa­dos tive­ram a cora­gem de se lan­çar aos desa­fi­os de pro­mo­ver a jus­ti­ça”, dis­se o desem­bar­ga­dor. “Além de olhar para a his­tó­ria, o Poder Judiciário aqui vem para fazer fren­te aos desa­fi­os do pre­sen­te, inves­tin­do, se moder­ni­zan­do e equi­pan­do para aten­der uma popu­la­ção cada vez mais crí­ti­ca , ati­va e que mere­ce toda nos­sa efi­ci­ên­cia”, com­ple­men­tou o pre­si­den­te refe­rin­do-se a todas as entre­gas fei­tas duran­te a agen­da da manhã e tar­de, espe­ci­al­men­te a cri­a­ção da 3ª Vara Cível.

Encerramento — Uma ata da Sessão Solene come­mo­ra­ti­va dos 150 anos, toda pro­du­zi­da em cou­ro, foi assi­na­da pelo pre­si­den­te do TJ para ser inse­ri­da na Cápsula do Tempo, con­du­zin­do a cerimô­nia para o seu fim.

O Des. Sérgio Fernandes Martins con­vi­dou então as auto­ri­da­des que com­pu­nham a mesa para uma foto ofi­ci­al com a ata.

A ses­são sole­ne não ape­nas cele­brou um mar­co his­tó­ri­co, mas tam­bém refor­çou a impor­tân­cia da jus­ti­ça e do com­pro­mis­so das auto­ri­da­des em pro­mo­ver um futu­ro mais jus­to e equi­ta­ti­vo para todos os para­nai­ben­ses.

Para con­fe­rir mais ima­gens cli­que aqui

Autor da notí­cia: Secretaria de Comunicação — [email protected]

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA