A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi reeleita por unanimidade nesta quarta-feira (13) para o biênio 2025–2026. Gerson Claro (PP) permanecerá na presidência, enquanto Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT) continuam como 1º e 2º secretários, respectivamente. A chapa única, denominada “Democracia Viva”, também confirmou a manutenção dos demais cargos, com Renato Câmara (MDB) como 1º vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) na 2ª vice-presidência, Mara Caseiro (PSDB) na 3ª vice-presidência e Lucas de Lima (Sem partido) como 3º secretário.
A sessão que determinou a reeleição teve pautas exclusivas e procedimentos de votação nominal, aberta e registrada em papel. Todos os deputados presentes parabenizaram a gestão reeleita, destacando a atuação da Mesa Diretora. “Meu sentimento é de responsabilidade e compromisso renovado, de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense”, afirmou o presidente reeleito Gerson Claro, agradecendo a confiança dos colegas.
Pedro Kemp e Paulo Corrêa também expressaram gratidão, enfatizando o orgulho pela pluralidade e trabalho conjunto. A posse oficial da nova Mesa Diretora foi convocada para o dia 3 de fevereiro de 2025, às 9h, na Sala da Presidência.
Conforme o Regimento Interno da ALEMS, o presidente é responsável pela representação e pela condução dos trabalhos legislativos, além de fiscalizar a ordem na Casa. Os vice-presidentes têm o papel de substituição hierárquica. A 1ª Secretaria, sob responsabilidade de Paulo Corrêa, desempenha funções administrativas, como autorizar despesas e organizar a folha de pagamento dos deputados. Já o 2º secretário, Pedro Kemp, é responsável por ler e fiscalizar as atas e auxiliar a 1ª Secretaria na correspondência oficial da Assembleia.
Fonte: ALEMS