Com exibição e exposição em Campo Grande, a produção celebra o legado artístico da atriz e reflete sobre a fragilidade da memória cultural
“Jardim de Pedra” resgata a memória da atriz Glauce Rocha
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O docu­men­tá­rio “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha” estreia em Campo Grande, des­ta­can­do o papel his­tó­ri­co de Glauce Rocha no tea­tro e cine­ma bra­si­lei­ro. A pro­du­ção, diri­gi­da por Daphyne Schiffer e Rodrigo Rezende, vai além de uma bio­gra­fia, abor­dan­do a rele­vân­cia cul­tu­ral e a luta pela pre­ser­va­ção da memó­ria artís­ti­ca em um país de rápi­das trans­for­ma­ções.

A pré-estreia acon­te­ce no dia 19 de novem­bro, para con­vi­da­dos. Já o públi­co pode­rá assis­tir ao fil­me a par­tir de 21 de novem­bro, no Espaço Energia, jun­to à expo­si­ção de obje­tos e mate­ri­ais que con­tam a his­tó­ria da atriz.

Legado resgatado

O cur­ta-metra­gem, que já rece­beu prê­mi­os de Melhor Documentário e Melhor Direção na 9ª Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) 2024, uti­li­za uma ampla pes­qui­sa em livros, jor­nais, revis­tas, fil­mes e nove­las. Depoimentos cole­ta­dos em Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro com­põem uma nar­ra­ti­va rica e emo­ti­va. A pro­du­ção foi via­bi­li­za­da pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Campo Grande e patro­cí­nio da Energisa MS.

Para a dire­to­ra Daphyne Schiffer, o pro­je­to é um con­vi­te à refle­xão sobre a impor­tân­cia de pre­ser­var his­tó­ri­as como a de Glauce Rocha, que mui­tas vezes são esque­ci­das. “Perceber o quan­to sua his­tó­ria foi apa­ga­da em Campo Grande me fez ques­ti­o­nar a fra­gi­li­da­de da memó­ria e refor­çar a neces­si­da­de de cele­brar seu lega­do”, afir­ma Schiffer.

“Jardim de Pedra” resgata a memória da atriz Glauce Rocha
Fonte: Divulgação

Exposição

A expo­si­ção inclui itens como figu­ri­nos ori­gi­nais, fotos, recor­tes de jor­nais e um pai­nel cro­no­ló­gi­co des­ta­can­do as prin­ci­pais obras da atriz. O acer­vo esta­rá dis­po­ní­vel até a segun­da sema­na de janei­ro, per­mi­tin­do que o públi­co mer­gu­lhe na tra­je­tó­ria de Glauce Rocha.

Serviço

Documentário: Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha
Pré-estreia: 19 de novem­bro de 2024 (con­vi­da­dos)
Exposição e fil­me: A par­tir de 21 de novem­bro de 2024
Local: Espaço Energia (Av. Afonso Pena, nº 3901)
Horário: Segunda a sex­ta, das 08h às 17h

Fonte: AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA