O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está em busca urgente de médicos(as) e enfermeiros(as) voluntários(as) para atender a comunidade indígena Barra do São Lourenço, no Pantanal. A região, que fica entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enfrenta uma situação crítica com o aumento dos incêndios florestais, e a população local, composta por cerca de 100 pessoas, incluindo idosos com problemas respiratórios, está exposta ao intenso calor e à fumaça.
Os profissionais voluntários atuarão entre os dias 21 e 25 de outubro e deverão possuir a documentação necessária para exercer a função. A base de operação será na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal, de onde partirão para os atendimentos na comunidade, junto à equipe do IHP. O Instituto oferece transporte gratuito entre Corumbá e a área de atuação, além de cobrir os custos de alimentação durante o período de trabalho.
Além de apoio médico, o IHP está contando com a colaboração de brigadistas ambientais da Brigada Alto Pantanal e de uma médica-veterinária, que também está na região. O objetivo é garantir o suporte necessário à população afetada pelos incêndios, que têm gerado sérios riscos à saúde, principalmente respiratórios.
“Essa é uma situação de emergência e estamos mobilizando todos os recursos possíveis para garantir que a comunidade Barra do São Lourenço receba o atendimento necessário”, afirma o IHP. “Contamos com a solidariedade e o profissionalismo de médicos e enfermeiros para somar esforços e levar alívio àqueles que estão em situação de vulnerabilidade.”
Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp nos números (67) 4042–5424 ou (67) 99987–0467. A embarcação do IHP, responsável pelo transporte até a comunidade, parte de Corumbá no dia 21 de outubro.
Fonte: IHP