"Garcia – Luta, Fé e Justiça" resgata a história de um pioneiro sul-mato-grossense e sua busca por vingança e honra no século 19
História de pioneiro sul-mato-grossense vira HQ
Foto: Raquel de Souza

Clique e ouça a matéria

A his­tó­ria em qua­dri­nhos Garcia – Luta, Fé e Justiça, obra auto­ral do qua­dri­nis­ta e artis­ta visu­al Olimpio Leme, foi lan­ça­da nes­ta quin­ta-fei­ra (7) no Sindicato dos Bancários de Campo Grande. Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), a publi­ca­ção nar­ra a tra­je­tó­ria do pio­nei­ro Januário Garcia Leal, o “Garcia Sete Orelhas”, um per­so­na­gem len­dá­rio que teve sua vida mar­ca­da por hon­ra, jus­ti­ça e tra­gé­di­as fami­li­a­res no sécu­lo XIX.

A ins­pi­ra­ção de Olimpio Leme para a HQ nas­ceu ain­da na infân­cia, quan­do ouviu pela pri­mei­ra vez a his­tó­ria de Garcia con­ta­da por seu pai. Desde então, o artis­ta rea­li­zou cin­co anos de pes­qui­sa his­tó­ri­ca para recri­ar a saga que tam­bém refle­te as raí­zes e con­fli­tos da for­ma­ção da Região do Bolsão em Mato Grosso do Sul. “Essa his­tó­ria ficou mar­ca­da em mim des­de a infân­cia. É uma nar­ra­ti­va trá­gi­ca e inten­sa que refle­te os desa­fi­os e con­fli­tos da épo­ca, espe­ci­al­men­te na região que hoje é Mato Grosso do Sul”, comen­ta Olimpio.

Processo cri­a­ti­vo e con­tex­to his­tó­ri­co

A cri­a­ção da HQ envol­veu uma lon­ga e deta­lha­da pes­qui­sa sobre o perío­do e a inser­ção de ele­men­tos que con­tex­tu­a­li­zam a his­tó­ria do esta­do. Olimpio explo­rou docu­men­tos his­tó­ri­cos e rela­tos sobre a vida de Garcia Sete Orelhas, des­ta­can­do tam­bém a pre­sen­ça dos povos ori­gi­ná­ri­os e qui­lom­bo­las na região. “A com­ple­xi­da­de des­sa his­tó­ria remon­ta a 1800 e toca em ques­tões sen­sí­veis. A inten­ção não é gla­mou­ri­zar as ações de Garcia, mas com­pre­en­der como esses even­tos mol­da­ram a nos­sa his­tó­ria e o que pode­mos apren­der com eles”, afir­ma o autor.

Para Olimpio, a obra trans­cen­de o regis­tro his­tó­ri­co, res­ga­tan­do a memó­ria de con­fli­tos que mol­da­ram a cul­tu­ra do esta­do. Ele expli­ca que sua pró­pria famí­lia viveu dis­pu­tas de ter­ra seme­lhan­tes às dos Garcia, o que inten­si­fi­cou seu vín­cu­lo com o pro­je­to. “Sou o quin­to Olimpio Leme Cavalheiro, e o pri­mei­ro foi assas­si­na­do por dis­pu­ta de ter­ras. Esse tipo de con­fli­to é algo que mar­ca mui­tas famí­li­as no inte­ri­or do Brasil e que foi fun­da­men­tal na for­ma­ção do Estado”, rela­ta.

História de pioneiro sul-mato-grossense vira HQ
Foto: Raquel de Souza

Estética e refle­xão soci­al

Com uma esté­ti­ca clás­si­ca, a HQ é ilus­tra­da intei­ra­men­te em nan­quim, tra­zen­do um toque old scho­ol em suas 136 pran­che­tas, refle­tin­do o empe­nho de Olimpio em cada deta­lhe visu­al. O artis­ta des­ta­ca que dese­nha des­de a infân­cia e sem­pre sonhou em unir sua pai­xão por qua­dri­nhos e his­tó­ria.

Além do aspec­to visu­al, Garcia – Luta, Fé e Justiça bus­ca esti­mu­lar uma refle­xão sobre desi­gual­da­de e jus­ti­ça soci­al. “Nossa his­tó­ria foi cons­truí­da em meio a con­fli­tos, e acre­di­to que reco­nhe­cer isso nos per­mi­te encon­trar novas for­mas de cons­truir um país mais jus­to e uni­do. Pode pare­cer utó­pi­co, mas tenho espe­ran­ça de que a mudan­ça está em nos­sa capa­ci­da­de de res­pei­to e união”, con­clui Olimpio.

Com infor­ma­ções Life Editora

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA