A Funtrab e Biosul oferecem 370 vagas no setor de bioenergia em MS, com seleção em 10 municípios e apoio do SENAI para qualificação técnica.
Funtrab oferece mais de 350 vagas em rodada de empregabilidade no setor de bioenergia
Funtrab oferece mais de 350 vagas em rodada de empregabilidade no setor de bioenergia

Clique e ouça a matéria

Esta sex­ta-fei­ra (18) é de gran­de expec­ta­ti­va para quem dese­ja come­çar novem­bro com um novo empre­go no setor de bio­e­ner­gia. A Funtrab, em par­ce­ria com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS), está ofe­re­cen­do mais de 370 vagas de empre­go em usi­nas loca­li­za­das em 10 muni­cí­pi­os do Estado.

Esta é a 1ª Rodada de Empregabilidade vol­ta­da ao setor, com ações simul­tâ­ne­as em Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.

As vagas são para diver­sas fun­ções, incluin­do mecâ­ni­cos, ele­tri­cis­tas, ope­ra­do­res indus­tri­ais, apren­di­zes, entre outras. Todas as vagas estão dis­po­ní­veis tam­bém para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para a dire­to­ra-pre­si­den­te da Funtrab, Marina Dobashi, essa ação sim­pli­fi­ca e agi­li­za o pro­ces­so de con­tra­ta­ção, conec­tan­do dire­ta­men­te os can­di­da­tos às empre­sas que bus­cam novos talen­tos.

“As usi­nas estão em bus­ca, prin­ci­pal­men­te, de can­di­da­tos dis­pos­tos a apren­der e se desen­vol­ver pro­fis­si­o­nal­men­te. Perfis com habi­li­da­des téc­ni­cas bási­cas, como ope­ra­ção de máqui­nas, manu­ten­ção e logís­ti­ca, são bem-vin­dos, mas tam­bém há espa­ço para capa­ci­ta­ção de novos tra­ba­lha­do­res. Estamos incen­ti­van­do a inclu­são de pes­so­as sem expe­ri­ên­cia por meio de par­ce­ri­as com ins­ti­tui­ções como o SENAI, que ofe­re­ce cur­sos vol­ta­dos às neces­si­da­des do setor, além de pro­mo­ver­mos pro­ces­sos de recru­ta­men­to que valo­ri­zam a for­ma­ção em ser­vi­ço”, res­sal­ta Dobashi.

O dire­tor-exe­cu­ti­vo da Biosul, Érico Paredes, des­ta­cou a hon­ra de fazer par­te des­se pro­je­to pio­nei­ro em Mato Grosso do Sul.

“O esta­do é uma refe­rên­cia naci­o­nal no setor de bio­e­ner­gia e está em ple­na expan­são. Estamos deman­dan­do mui­ta mão de obra e dis­pos­tos a qua­li­fi­car e capa­ci­tar as pes­so­as nas áre­as em que o conhe­ci­men­to espe­cí­fi­co é neces­sá­rio”, enfa­ti­za.

Em bus­ca da vaga tão sonha­da

Paulo Cesar Salina, 54, está em bus­ca de uma vaga como moto­ris­ta e comen­ta que pre­fe­re tra­ba­lhar em Campo Grande, mas não des­car­ta a pos­si­bi­li­da­de de se mudar para outra cida­de, caso encon­tre uma boa opor­tu­ni­da­de.

“Já tra­ba­lhei mui­to fora do Estado e em cida­des do inte­ri­or, então não vejo pro­ble­ma em me mudar. Ações como esta são mui­to impor­tan­tes por­que mos­tram a vera­ci­da­de das vagas e faci­li­tam para nós que esta­mos bus­can­do uma opor­tu­ni­da­de”, comen­ta.

Franqui Silva foi um dos pri­mei­ros a ser aten­di­do e, após pas­sar pelo bal­cão de aten­di­men­to, saiu com três enca­mi­nha­men­tos.

“Tenho espe­ran­ça de que algu­ma des­sas vagas dê cer­to. Candidatei-me para auxi­li­ar de fatu­ra­men­to em Dourados e para assis­ten­te finan­cei­ro e auxi­li­ar de finan­ças em Campo Grande”, afir­ma.

Hoje, 18 de outu­bro, foi esco­lhi­do como o dia “D” da ação, pois ante­ce­de o Dia Nacional da Bioenergia, come­mo­ra­do no dia 19.

Os inte­res­sa­dos devem com­pa­re­cer à Casa do Trabalhador nos muni­cí­pi­os par­ti­ci­pan­tes, muni­dos de docu­men­tos pes­so­ais e car­tei­ra de tra­ba­lho. No local, equi­pes de Recursos Humanos das usi­nas rea­li­za­rão a sele­ção e o recru­ta­men­to em tem­po real, enca­mi­nhan­do os can­di­da­tos para o pro­ces­so sele­ti­vo mais ade­qua­do.

Parceria com o SENAI/MS

A ini­ci­a­ti­va de recru­ta­men­to ágil para as usi­nas con­ta com o apoio do SENAI/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), par­cei­ro do setor de bio­e­ner­gia. Nesta ação, o SENAI será res­pon­sá­vel pelo mape­a­men­to das vagas e per­fis dos can­di­da­tos, con­tri­buin­do com sua exper­ti­se em cur­sos de qua­li­fi­ca­ção téc­ni­ca e de apren­di­za­gem.

Assessoria de Comunicação da Funtrab
[email protected]

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA