Esta sexta-feira (18) é de grande expectativa para quem deseja começar novembro com um novo emprego no setor de bioenergia. A Funtrab, em parceria com a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de MS), está oferecendo mais de 370 vagas de emprego em usinas localizadas em 10 municípios do Estado.
Esta é a 1ª Rodada de Empregabilidade voltada ao setor, com ações simultâneas em Aparecida do Taboado, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Brilhante, Sidrolândia e Sonora.
As vagas são para diversas funções, incluindo mecânicos, eletricistas, operadores industriais, aprendizes, entre outras. Todas as vagas estão disponíveis também para Pessoas com Deficiência (PcD).
Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, essa ação simplifica e agiliza o processo de contratação, conectando diretamente os candidatos às empresas que buscam novos talentos.
“As usinas estão em busca, principalmente, de candidatos dispostos a aprender e se desenvolver profissionalmente. Perfis com habilidades técnicas básicas, como operação de máquinas, manutenção e logística, são bem-vindos, mas também há espaço para capacitação de novos trabalhadores. Estamos incentivando a inclusão de pessoas sem experiência por meio de parcerias com instituições como o SENAI, que oferece cursos voltados às necessidades do setor, além de promovermos processos de recrutamento que valorizam a formação em serviço”, ressalta Dobashi.
O diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes, destacou a honra de fazer parte desse projeto pioneiro em Mato Grosso do Sul.
“O estado é uma referência nacional no setor de bioenergia e está em plena expansão. Estamos demandando muita mão de obra e dispostos a qualificar e capacitar as pessoas nas áreas em que o conhecimento específico é necessário”, enfatiza.
Em busca da vaga tão sonhada
Paulo Cesar Salina, 54, está em busca de uma vaga como motorista e comenta que prefere trabalhar em Campo Grande, mas não descarta a possibilidade de se mudar para outra cidade, caso encontre uma boa oportunidade.
“Já trabalhei muito fora do Estado e em cidades do interior, então não vejo problema em me mudar. Ações como esta são muito importantes porque mostram a veracidade das vagas e facilitam para nós que estamos buscando uma oportunidade”, comenta.
Franqui Silva foi um dos primeiros a ser atendido e, após passar pelo balcão de atendimento, saiu com três encaminhamentos.
“Tenho esperança de que alguma dessas vagas dê certo. Candidatei-me para auxiliar de faturamento em Dourados e para assistente financeiro e auxiliar de finanças em Campo Grande”, afirma.
Hoje, 18 de outubro, foi escolhido como o dia “D” da ação, pois antecede o Dia Nacional da Bioenergia, comemorado no dia 19.
Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador nos municípios participantes, munidos de documentos pessoais e carteira de trabalho. No local, equipes de Recursos Humanos das usinas realizarão a seleção e o recrutamento em tempo real, encaminhando os candidatos para o processo seletivo mais adequado.
Parceria com o SENAI/MS
A iniciativa de recrutamento ágil para as usinas conta com o apoio do SENAI/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), parceiro do setor de bioenergia. Nesta ação, o SENAI será responsável pelo mapeamento das vagas e perfis dos candidatos, contribuindo com sua expertise em cursos de qualificação técnica e de aprendizagem.
Assessoria de Comunicação da Funtrab
[email protected]