Problemas de saúde ou dificuldades logísticas poderão garantir nova chance aos candidatos
Enem 2024: Inep define critérios para reaplicação das provas
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

Os can­di­da­tos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que foram impe­di­dos de com­pa­re­cer ao pri­mei­ro dia de pro­va devi­do a pro­ble­mas de saú­de ou a difi­cul­da­des logís­ti­cas terão a chan­ce de soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção do exa­me. O pedi­do deve­rá ser fei­to na Página do Participante, entre os dias 11 e 15 de novem­bro, até as 23h59. A rea­pli­ca­ção ocor­re­rá nos dias 10 e 11 de dezem­bro, e terá o mes­mo for­ma­to das pro­vas regu­la­res, mas com ques­tões e temas de reda­ção dife­ren­tes para garan­tir a iso­no­mia entre os par­ti­ci­pan­tes.

Quem pode solicitar a reaplicação

De acor­do com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rea­pli­ca­ção do Enem 2024 está dis­po­ní­vel para par­ti­ci­pan­tes que enfren­ta­ram situ­a­ções espe­cí­fi­cas. Quem teve pro­ble­mas logís­ti­cos duran­te o exa­me, como desas­tres natu­rais, falhas na infra­es­tru­tu­ra do local de apli­ca­ção ou fal­ta de ener­gia elé­tri­ca que pre­ju­di­que a visi­bi­li­da­de das pro­vas, pode­rá pedir a nova chan­ce. Além dis­so, can­di­da­tos que esta­vam infec­ta­dos por deter­mi­na­das doen­ças na sema­na ante­ri­or ao exa­me, como tuber­cu­lo­se, covid-19, vari­ce­la, varío­la dos maca­cos (mon­key­pox), e influ­en­za huma­na A e B, tam­bém podem soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção.

O Inep dei­xa cla­ro que a rea­pli­ca­ção é váli­da ape­nas para o dia de pro­va per­di­do. Por exem­plo, se o par­ti­ci­pan­te fal­tou ao pri­mei­ro dia por um des­ses moti­vos, ele deve com­pa­re­cer ao segun­do dia de apli­ca­ção regu­lar e soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção somen­te do dia per­di­do.

Procedimentos para o pedido

Para soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção, o can­di­da­to pre­ci­sa apre­sen­tar docu­men­tos que jus­ti­fi­quem sua ausên­cia. No caso de pro­ble­mas de saú­de, é neces­sá­rio ane­xar um ates­ta­do médi­co, em lín­gua por­tu­gue­sa, assi­na­do por pro­fis­si­o­nal de saú­de regis­tra­do no Conselho Regional de Medicina (CRM), con­ten­do a Classificação Internacional de Doença (CID-10) cor­res­pon­den­te à con­di­ção diag­nos­ti­ca­da, con­for­me lis­ta­do no edi­tal. Já para as situ­a­ções de hos­pi­ta­li­za­ção, o par­ti­ci­pan­te deve­rá incluir uma decla­ra­ção da uni­da­de de saú­de, com o nome com­ple­to, CPF e indi­ca­ção da pos­si­bi­li­da­de de ins­ta­la­ções ade­qua­das para rea­li­zar a pro­va.

No caso de pro­ble­mas logís­ti­cos, as soli­ci­ta­ções serão ana­li­sa­das com base nas noti­fi­ca­ções ofi­ci­ais das auto­ri­da­des locais, como a defe­sa civil em casos de desas­tres natu­rais, e devem ser com­pro­va­das para que o pedi­do de rea­pli­ca­ção seja apro­va­do. O Inep refor­ça que indis­po­si­ções pas­sa­gei­ras ou pro­ble­mas de saú­de não incluí­dos na lis­ta ofi­ci­al duran­te o exa­me não qua­li­fi­cam o can­di­da­to para rea­pli­ca­ção.

Regras para reaplicação

A rea­pli­ca­ção do Enem 2024 segui­rá o mes­mo mode­lo da apli­ca­ção regu­lar, com 180 ques­tões divi­di­das entre as qua­tro áre­as do conhe­ci­men­to: lin­gua­gens, ciên­ci­as huma­nas, ciên­ci­as da natu­re­za e mate­má­ti­ca. As pro­vas serão apli­ca­das em dois dias con­se­cu­ti­vos, 10 e 11 de dezem­bro, que caem em uma ter­ça e quar­ta-fei­ra, res­pec­ti­va­men­te.

Embora a estru­tu­ra do exa­me seja idên­ti­ca, o con­teú­do das ques­tões obje­ti­vas e o tema da reda­ção serão iné­di­tos, para asse­gu­rar a igual­da­de de con­di­ções entre os can­di­da­tos da rea­pli­ca­ção e os que par­ti­ci­pa­ram do Enem regu­lar.

O Inep infor­ma que, para a rea­pli­ca­ção, não serão dis­po­ni­bi­li­za­dos recur­sos de aces­si­bi­li­da­de como vide­o­pro­va em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e lei­to­res de tela, mes­mo que soli­ci­ta­dos duran­te a ins­cri­ção. No entan­to, tra­du­to­res-intér­pre­tes de Libras e auxí­lio para lei­tu­ra esta­rão dis­po­ní­veis para par­ti­ci­pan­tes que neces­si­ta­rem des­ses ser­vi­ços.

Informações adicionais e divulgação de resultados

Os can­di­da­tos que tive­rem a soli­ci­ta­ção de rea­pli­ca­ção apro­va­da pelo Inep pode­rão con­sul­tar deta­lhes como local de pro­va e horá­ri­os de apli­ca­ção na Página do Participante. Os resul­ta­dos das pro­vas de rea­pli­ca­ção serão divul­ga­dos jun­to com os das pro­vas regu­la­res, com data pre­vis­ta para o dia 13 de janei­ro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA