Primeira etapa do Enem será realizada em 3 de novembro, mobilizando 4,3 milhões de inscritos em 1.753 municípios
Enem 2024: estudantes entram na reta final de preparação
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

Faltando ape­nas uma sema­na para o iní­cio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024), os 4,3 milhões de ins­cri­tos con­fir­ma­dos já inten­si­fi­cam os pre­pa­ra­ti­vos para o pri­mei­ro dia de pro­vas, que ocor­re­rá no pró­xi­mo domin­go, 3 de novem­bro. A expec­ta­ti­va é gran­de, e estu­dan­tes de todos os esta­dos e do Distrito Federal se pre­pa­ram para enfren­tar o exa­me, que será apli­ca­do em cer­ca de 10 mil salas dis­tri­buí­das por 1.753 muni­cí­pi­os.

A reta final de estu­dos é um momen­to cha­ve para os can­di­da­tos, que bus­cam revi­sar con­teú­dos e orga­ni­zar a logís­ti­ca para os dias de pro­va. Segundo espe­ci­a­lis­tas, é impor­tan­te que os par­ti­ci­pan­tes refor­cem os cui­da­dos para evi­tar con­tra­tem­pos e garan­tam um bom desem­pe­nho. Uma das reco­men­da­ções prin­ci­pais é veri­fi­car o car­tão de con­fir­ma­ção de ins­cri­ção, dis­po­ní­vel na Página do Participante. O docu­men­to não é obri­ga­tó­rio para a entra­da nos locais de pro­va, mas con­tém infor­ma­ções essen­ci­ais, como local, data, horá­rio e opção de lín­gua estran­gei­ra esco­lhi­da. Além dis­so, faci­li­ta o aces­so rápi­do às infor­ma­ções sem a neces­si­da­de de uti­li­zar o celu­lar.

Para garan­tir uma che­ga­da tran­qui­la no dia da pro­va do Enem 2024, can­di­da­tos são ori­en­ta­dos a conhe­ce­rem ante­ci­pa­da­men­te o local onde farão o exa­me, fazen­do uma visi­ta pré­via se neces­sá­rio. Essa prá­ti­ca aju­da a evi­tar sur­pre­sas e atra­sos, espe­ci­al­men­te em cida­des com trân­si­to inten­so. Os por­tões dos locais de pro­va abri­rão ao meio-dia (12h) e fecha­rão pon­tu­al­men­te às 13h, no horá­rio de Brasília, e é fun­da­men­tal que os estu­dan­tes fiquem aten­tos às dife­ren­ças de fuso horá­rio em algu­mas regiões do país.

Outro pon­to impor­tan­te na pre­pa­ra­ção é a revi­são das regras pre­sen­tes no edi­tal do Enem 2024, que traz infor­ma­ções com­ple­tas sobre os direi­tos e deve­res dos ins­cri­tos, além de lis­tar docu­men­tos de iden­ti­fi­ca­ção acei­tos e mate­ri­ais per­mi­ti­dos. Estar cien­te des­sas nor­mas pode evi­tar pro­ble­mas que com­pro­me­tam a par­ti­ci­pa­ção no exa­me, como a eli­mi­na­ção por por­tar itens proi­bi­dos ou fal­ta de docu­men­ta­ção ade­qua­da.

Nesta sema­na, mui­tos can­di­da­tos revi­sam os temas mais cobra­dos em edi­ções ante­ri­o­res do Enem, focan­do nas dis­ci­pli­nas que serão abor­da­das no pri­mei­ro dia de pro­vas. No domin­go, serão apli­ca­das ques­tões de lin­gua­gens, códi­gos e suas tec­no­lo­gi­as, ciên­ci­as huma­nas e suas tec­no­lo­gi­as, além da reda­ção. No segun­do dia de exa­me, mar­ca­do para 10 de novem­bro, as pro­vas cobri­rão ciên­ci­as da natu­re­za e mate­má­ti­ca, tota­li­zan­do 90 ques­tões obje­ti­vas.

Especialistas tam­bém reco­men­dam que os par­ti­ci­pan­tes bus­quem des­can­sar antes do exa­me do Enem 2024. Uma noi­te tran­qui­la de sono e uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel na vés­pe­ra são fun­da­men­tais para um bom desem­pe­nho. É acon­se­lhá­vel evi­tar novas lei­tu­ras inten­sas ou estu­dos pesa­dos no dia ante­ri­or, optan­do por ati­vi­da­des rela­xan­tes que aju­dem a con­tro­lar a ansi­e­da­de e garan­tir a con­cen­tra­ção duran­te as pro­vas.

Para evi­tar con­tra­tem­pos, é impor­tan­te orga­ni­zar todos os mate­ri­ais per­mi­ti­dos e os docu­men­tos de iden­ti­fi­ca­ção no dia ante­ri­or ao exa­me. Separar lan­ches sau­dá­veis e água para man­ter a ener­gia duran­te o lon­go perío­do de pro­va tam­bém é uma prá­ti­ca reco­men­da­da. Com dura­ção de até cin­co horas e 30 minu­tos no pri­mei­ro dia, e cin­co horas no segun­do, o Enem exi­ge que os par­ti­ci­pan­tes este­jam pre­pa­ra­dos para man­ter o foco por vári­as horas.

Com a apro­xi­ma­ção do exa­me, a expec­ta­ti­va é que os estu­dan­tes sigam as ori­en­ta­ções e rea­li­zem seus pla­ne­ja­men­tos para garan­tir um bom desem­pe­nho. Os resul­ta­dos do Enem 2024 são mui­to aguar­da­dos, pois têm gran­de impac­to na vida aca­dê­mi­ca dos par­ti­ci­pan­tes, sen­do uti­li­za­dos para ingres­sos em uni­ver­si­da­des de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), entre outros pro­gra­mas edu­ca­ci­o­nais.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA