Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que o voto servirá como prova de vida ao INSS
É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024
É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Clique e ouça a matéria

Eleições 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) escla­re­ce:

1) O momen­to do voto é o exer­cí­cio do direi­to de cada elei­to­ra e de cada elei­tor de esco­lher o seu repre­sen­tan­te. É isso e ape­nas isso. O voto é exer­cí­cio da cida­da­nia e, no dia da elei­ção em 2024, nada mais será apu­ra­do nem uti­li­za­do para qual­quer cida­dã ou cida­dão de qual­quer ida­de que não a esco­lha de seu repre­sen­tan­te no Poder muni­ci­pal.

2) A elei­ção é orga­ni­za­da e exe­cu­ta­da pela Justiça Eleitoral e é men­ti­ra que exis­ta um acor­do com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou com qual­quer outro órgão para esten­der a pre­sen­ça da elei­to­ra e do elei­tor nas urnas para qual­quer efei­to que não seja o exer­cí­cio do direi­to fun­da­men­tal de votar.

3) A mes­ma men­ti­ra cir­cu­lou na inter­net antes das Eleições 2022. A fal­sa ima­gem uti­li­za­da da Justiça Eleitoral cons­ti­tui ilí­ci­to, como se escla­re­ceu na pági­na Fato ou Boato, em outu­bro de 2022.

4) A comu­ni­ca­ção da Justiça Eleitoral é fei­ta ape­nas pelos canais ofi­ci­ais do Tribunal Superior Eleitoral e pelos tri­bu­nais regi­o­nais elei­to­rais (TREs) e car­tó­ri­os elei­to­rais, nos quais se inclu­em os sites ofi­ci­ais.

Confira o escla­re­ci­men­to em vídeo pro­du­zi­do pelo canal do TSE no YouTube.

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA