Após 10 dias de eventos culturais e de conscientização, hoje, 20 de novembro, Dourados comemora o primeiro feriado da Consciência Negra com o encerramento do Festival Cultural Novembro Negro. A celebração acontece na Praça Antônio João, a partir das 17h, com a IV Feira Afro “Zumbi Vive” e uma rica programação de atividades culturais e educativas.
O evento é promovido pelo Centro Cultural Quintal de Palmares, que desde o dia 11 de novembro realizou uma série de ações para valorizar a cultura afro-brasileira. A programação incluiu oficinas, palestras, apresentações artísticas e manifestações culturais, destacando a contribuição do povo negro para a identidade douradense.
Programação de encerramento
Hoje, o público poderá desfrutar de uma feira afro com expositores majoritariamente negros, promovendo negócios locais e a economia criativa. O evento contará com barracas de gastronomia afro-brasileira, brechós, exposições de artistas negros e performances de dança, capoeira e poesia.
Na parte musical, o grupo de forró Terra Seca e a cantora Ana Paula Lopes prometem animar o encerramento com shows que celebram a diversidade cultural.
Oficinas e reflexões promovidas no festival
O festival ofereceu oficinas voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, incluindo turbantes, capoeira, danças brasileiras, atabaques (com acessibilidade em Libras) e confecção de bonecas abayomis. Além disso, duas palestras formativas abordaram temas importantes: políticas de cotas e religiões de matriz africana, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre racismo estrutural e preconceitos.