Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da mídia do país. Com essa vitória, o republicano retorna à Casa Branca para seu segundo mandato, após derrotar a candidata democrata Kamala Harris, vice-presidente do atual governo e apoiada pelo presidente Joe Biden, que havia vencido Trump na eleição de 2020.
Trump conquistou a quantidade necessária de delegados no Colégio Eleitoral, sistema usado nos EUA, que exige um mínimo de 270 delegados para assegurar a vitória presidencial. A projeção da vitória foi feita com base nos votos já contados em vários estados, além das estimativas de quantas cédulas ainda aguardavam contagem.
Em um pronunciamento nas redes sociais, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Trump pela vitória e enfatizou a importância do respeito ao resultado eleitoral. “Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou Lula.
Ainda que Lula tenha recentemente manifestado apoio à candidatura de Kamala Harris, por entender que sua vitória fortaleceria a democracia, ele reiterou o compromisso com o respeito aos processos democráticos e desejou sucesso à nova administração americana.
Com informações da Agência Brasil