OPINIÃO

Neste Dia de Finados, uma profunda e verdadeira reflexão sobre o que fomos, o que somos e o que deixaremos aos nossos.

Clique e ouça a matéria

Quando a fal­ta de quem se foi nos arran­ca lágri­mas, temos a cer­te­za de que foram dias mui­to bem vivi­dos. A sau­da­de é um sinal cla­ro de que o outro era essen­ci­al pra nós e ago­ra pre­ci­sa­mos seguir.

Para mim, esse Dia de Finados tem um gos­to dife­ren­te. Há oito meses meu pai se des­pe­dia. Há ape­nas seis, nos­sa gran­de matri­ar­ca cen­te­ná­ria dei­xa­va sua mar­ca inde­lé­vel na nos­sa his­tó­ria. Estou falan­do da minha avó mater­na. Despedidas dife­ren­tes, dores dife­ren­tes, um luto pelo qual ain­da hoje luto para dri­blar. A dobra­di­nha e o jogo de pala­vras vem como home­na­gem a minha poe­sia cen­te­ná­ria! A vai­do­sa Floriza, a flor mais lin­da do meu jar­dim, dona Tita, cujos poe­mas e letras de músi­ca bro­ta­vam facil­men­te entre os lábi­os com uma memó­ria de cau­sar inve­ja a mui­tos jovens.

Meu pai, Seo Edson, por outro lado, uma rocha, uma pedra em todos os sen­ti­dos! Vendia saú­de na minha épo­ca de infân­cia, mas aco­me­ti­do de sur­pre­sa pelo Parkinson, vinha se arras­tan­do em depres­são nos últi­mos anos em uma bri­ga diá­ria para se man­ter em pé. Por vezes con­fu­so, mas sem­pre com um risi­nho de can­to de boca pra dizer que esta­va tudo bem.

A dife­ren­ça de ida­de entre eles era mui­to gran­de e ele sem­pre dizia aos qua­tro ven­tos que “a véia iria depois de mui­ta gen­te”. E assim, ela foi, depois dele!

Pra esse dia, como boa cató­li­ca que sou, imer­sa entre minha dor de sau­da­de, mas na cer­te­za da vida eter­na, só pos­so dizer que as san­tas almas pre­ci­sam das nos­sas ora­ções e eu estou dis­pos­ta a rezar pelos meus ante­pas­sa­dos que ain­da hoje me arran­cam lágri­mas, sus­pi­ros e mui­ta, mui­ta sau­da­de!

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

"Os artigos assinados por editores convidados refletem as opiniões e visões pessoais dos autores e não necessariamente representam a posição editorial deste jornal. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos respectivos colaboradores."

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA