Avaliação in loco reconhece excelência em didática, corpo docente e infraestrutura do curso de Química Tecnológica
Curso de Química Tecnológica nota máxima MEC. (Foto: Divulgação)

Clique e ouça a matéria

O Curso de Bacharelado em Química Tecnológica do Instituto de Química (Inqui) con­quis­tou a nota máxi­ma do Ministério da Educação (MEC) em todos os que­si­tos ava­li­a­dos, incluin­do orga­ni­za­ção didá­ti­co-peda­gó­gi­ca, cor­po docen­te e infra­es­tru­tu­ra. A nota 5 foi atri­buí­da após uma ava­li­a­ção in loco, que teve como obje­ti­vo asse­gu­rar a qua­li­da­de do ensi­no supe­ri­or no Brasil.

Para o dire­tor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazário, a con­quis­ta repre­sen­ta um esfor­ço cole­ti­vo entre pro­fes­so­res, téc­ni­cos-admi­nis­tra­ti­vos e estu­dan­tes, que se dedi­ca­ram a apre­sen­tar as evi­dên­ci­as aos ava­li­a­do­res. “O reco­nhe­ci­men­to é uma garan­tia da qua­li­da­de do cur­so e da exce­lên­cia na for­ma­ção de pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos para enfren­ta­rem os desa­fi­os do mer­ca­do de tra­ba­lho”, afir­ma. Ele des­ta­ca ain­da o com­pro­mis­so com o ensi­no inte­gra­do à for­ma­ção cida­dã e à sus­ten­ta­bi­li­da­de, que são temas cen­trais no cur­rí­cu­lo do cur­so.

Investimentos e Infraestrutura
O dire­tor expli­ca que a nota máxi­ma é resul­ta­do de inves­ti­men­tos con­tí­nu­os. “A qua­li­fi­ca­ção do cor­po docen­te e a capa­ci­ta­ção em meto­do­lo­gi­as ati­vas são alguns dos nos­sos dife­ren­ci­ais. Além dis­so, os alu­nos estão enga­ja­dos em pro­je­tos de ensi­no, pes­qui­sa, exten­são, empre­sa júni­or e gru­pos como o PET, o que amplia a for­ma­ção e o com­pro­mis­so com a qua­li­da­de”, res­sal­ta Nazário. Entre as melho­ri­as, a ins­ti­tui­ção inves­tiu em novos com­pu­ta­do­res, equi­pa­men­tos labo­ra­to­ri­ais e refor­mas, refor­çan­do o com­pro­mis­so da UFMS com a qua­li­da­de do ensi­no.

Engajamento e Qualidade
O coor­de­na­dor do cur­so, Jorge Luiz Raposo Junior, come­mo­rou a nota máxi­ma, des­ta­can­do a dedi­ca­ção da Universidade para alcan­çar esse resul­ta­do. “Foi um mis­to de vári­os sen­ti­men­tos ao saber que atin­gi­mos a nota máxi­ma, pois nos fez lem­brar de todo o cami­nho per­cor­ri­do”, comen­tou. Ele expli­ca que o con­cei­to máxi­mo foi resul­ta­do do enga­ja­men­to de docen­tes, téc­ni­cos e alu­nos, soma­do ao supor­te da Diretoria de Inovação Pedagógica e Regulação.

Com 89 alu­nos matri­cu­la­dos e 45 pro­fes­so­res, o cur­so de Química Tecnológica apre­sen­ta um pro­je­to peda­gó­gi­co atu­a­li­za­do e aten­to à rea­li­da­de do mer­ca­do. O cor­po docen­te alta­men­te qua­li­fi­ca­do é com­pos­to por dou­to­res que bus­cam cons­tan­te­men­te apri­mo­rar prá­ti­cas peda­gó­gi­cas para pro­por­ci­o­nar uma for­ma­ção sóli­da e obje­ti­va. A infra­es­tru­tu­ra da UFMS, com labo­ra­tó­ri­os e salas refor­ma­das, apoia dire­ta­men­te a con­du­ção de aulas teó­ri­cas e prá­ti­cas.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA