Apresentações musicais unem estudantes e músicos da comunidade em performances abertas ao público nas próximas semanas
Concertos gratuitos da UFMS celebram obras clássicas e contemporâneas
Foto: UFMS

Clique e ouça a matéria

O audi­tó­rio Professor Luis Felipe de Oliveira rece­be­rá, nes­ta ter­ça-fei­ra (12) e na pró­xi­ma segun­da-fei­ra (18), dois con­cer­tos gra­tui­tos e aber­tos ao públi­co, orga­ni­za­dos pelo Núcleo Sinfônico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com regên­cia do pro­fes­sor Jorge Geraldo, as apre­sen­ta­ções inclu­em estu­dan­tes e músi­cos exter­nos, pro­mo­ven­do uma expe­ri­ên­cia musi­cal rica e diver­si­fi­ca­da para a comu­ni­da­de.

Nesta ter­ça-fei­ra, o Núcleo Sinfônico e o Movimento Coral da UFMS inter­pre­ta­rão “Come, Ye Sons of Art”, obra do com­po­si­tor bar­ro­co Henry Purcell, com­pos­ta em 1694 em home­na­gem à rai­nha Maria II da Inglaterra. O even­to con­ta­rá com a par­ti­ci­pa­ção das solis­tas Elouise Miranda (sopra­no) e Patrícia Ribeiro (mez­zo-sopra­no), além do trom­pe­tis­ta Fábio Souza Pinto, e inclui­rá ins­tru­men­tos como oboés, flau­tas e tím­pa­nos, pro­por­ci­o­nan­do uma expe­ri­ên­cia sono­ra com­ple­ta. Segundo o pro­fes­sor Manoel Rasslan, que coor­de­na o Movimento Coral, essa par­ce­ria bus­ca pro­por­ci­o­nar aos alu­nos uma vivên­cia enri­que­ce­do­ra no reper­tó­rio coral-orques­tral.

Na sema­na seguin­te, no dia 18, a Banda Experimental Comunitária fará sua apre­sen­ta­ção final, com des­ta­que para solos de ex-alu­nos da UFMS e par­ti­ci­pa­ção espe­ci­al da regen­te Danyelly Duarte. O reper­tó­rio inclui “Fandango for Two Mallets & Band” e uma ver­são de “An American in Paris”, de George Gershwin, além de outras peças diver­si­fi­ca­das. A apre­sen­ta­ção con­ta­rá com o Quinteto de Sopros Ventos do Pantanal, gru­po que tam­bém inte­gra as ati­vi­da­des do Núcleo Sinfônico.

Para o pro­fes­sor Jorge Geraldo, essas ati­vi­da­des são essen­ci­ais na for­ma­ção musi­cal dos estu­dan­tes, for­ta­le­cen­do tan­to a téc­ni­ca quan­to o tra­ba­lho em equi­pe. “A expe­ri­ên­cia de tocar em con­jun­to é fun­da­men­tal para o desen­vol­vi­men­to dos alu­nos e para a cone­xão da Universidade com a comu­ni­da­de,” des­ta­ca. Atualmente, mais de 70 músi­cos par­ti­ci­pam dos gru­pos expe­ri­men­tais da UFMS, que seguem pro­mo­ven­do o apren­di­za­do téc­ni­co e a inte­ra­ção entre músi­cos de dife­ren­tes níveis.

Fonte: UFMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA