Adriane Lopes e Rose Modesto disputam segundo turno com apoio de lideranças estaduais e nacionais; maioria dos eleitores é feminina
A disputa está tão equilibrada que pesquisas recentes apontam diferença mínima nas intenções de voto. (Foto: Divulgação)

Clique e ouça a matéria

Neste domin­go (27), os 646.198 elei­to­res aptos a votar deve­rão ir às urnas para esco­lher quem será a pró­xi­ma pre­fei­ta de Campo Grande (MS). Pela pri­mei­ra vez na his­tó­ria polí­ti­ca da Capital, duas mulhe­res dis­pu­tam o car­go e de uma manei­ra tão acir­ra­da. A atu­al pre­fei­ta, Adriane Lopes (PP), ficou em pri­mei­ro lugar no pri­mei­ro tur­no com 140.913 votos, 31,67% do total de votos váli­dos. Em segui­da, Rose Modesto (União) com 131.525 votos, o que repre­sen­ta 29,56% da esco­lha popu­lar.

Adriane, que che­gou ao car­go depois do afas­ta­men­to do anti­go pre­fei­to, de quem era vice, tem o apoio do gover­na­dor de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que viu seu can­di­da­to Beto Pereira (PSDB) der­ro­ta­do no pri­mei­ro tur­no, da sena­do­ra bol­so­na­ris­ta Tereza Cristina (PL) e do pró­prio ex-pre­si­den­te da República, Jair Bolsonaro (PL), prin­ci­pal figu­ra do par­ti­do.

Já a ex-depu­ta­da fede­ral Rose Modesto, tam­bém tem apoio de segui­do­res do anti­go pre­si­den­te, como é o caso do depu­ta­do esta­du­al João Henrique Catan (PL), dei­xan­do cla­ro que exis­te um ‘racha’ entre eles.

Fica difí­cil, inclu­si­ve, tra­çar algum tipo de prog­nós­ti­co do que espe­rar para o domin­go, afi­nal de con­tas, há dife­ren­tes pes­qui­sas e cada uma tra­zen­do dife­ren­ças míni­mas de inten­ções de votos entre as duas can­di­da­tas.

Rose encer­ra sua cam­pa­nha elei­to­ral no sába­do com o que ela cha­ma de Carreta da Vitória, com con­cen­tra­ção mar­ca­da para às 8h na região do Segredo, pas­san­do pelas sete regiões de Campo Grande, encer­ran­do às 16h30 no Anhanduizinho.

Adriane Lopes tam­bém encer­ra a cami­nha­da pelo voto no sába­do com car­re­a­ta. A repor­ta­gem do Guia MS Notícias entrou em con­ta­to com a asses­so­ria da pre­fei­ta, mas até o fecha­men­to des­ta maté­ria ain­da não havi­am infor­ma­ções ofi­ci­ais sobre o últi­mo ato de cam­pa­nha.

Perfil do Eleitoral é com­pos­to por mai­o­ria de mulhe­res

Segundo infor­ma­ções do per­fil do elei­tor dis­po­ní­vel no site do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Campo Grande pos­sui seis zonas elei­to­rais, 229 locais de vota­ção e 2.238 seções elei­to­rais. Além de duas mulhe­res enca­be­çan­do a dis­pu­ta, são elas que deve­rão esco­lher o futu­ro da Capital, afi­nal de con­tas, são mai­o­ria tam­bém entre os votan­tes, repre­sen­tan­do 54% do total de aptos a votar.

A elei­ção come­ça às 7h e vai até as 16h, sen­do que a pre­vi­são é de que o resul­ta­do seja conhe­ci­do por vol­ta das 17h30.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA