Evento preserva a tradição circense apoiando artistas locais por meio do projeto "Circo Tradicional - Resistência"
Circo do Bolachinha retorna a Jaraguari com espetáculos gratuitos
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

Neste fim de sema­na, o Circo do Bolachinha, um dos últi­mos repre­sen­tan­tes do cir­co tra­di­ci­o­nal no Mato Grosso do Sul, vol­ta a Jaraguari com o pro­je­to “Circo Tradicional — Resistência”. Nos dias 9 e 10 de novem­bro, a par­tir das 19h, a Quadra Poliesportiva Elizabeth Herradon, na Praça Santa Rita de Cássia, será pal­co de apre­sen­ta­ções gra­tui­tas, ofe­re­cen­do ao públi­co a opor­tu­ni­da­de de viven­ci­ar a magia do cir­co tra­di­ci­o­nal.

O pro­je­to, que visa for­ta­le­cer e pre­ser­var o cir­co tra­di­ci­o­nal, tem sido essen­ci­al para man­ter o sus­ten­to das famí­li­as que dedi­cam suas vidas a essa arte popu­lar. Atualmente, o setor enfren­ta desa­fi­os como a buro­cra­cia e a fal­ta de apoio finan­cei­ro, o que tem leva­do à dimi­nui­ção do núme­ro de cir­cos tra­di­ci­o­nais em todo o Brasil, inclu­si­ve no Mato Grosso do Sul, onde ape­nas duas famí­li­as con­ti­nu­am atu­an­do.

Wagner Perez, pro­du­tor cul­tu­ral do Circo do Bolachinha, enfa­ti­zou a impor­tân­cia do pro­je­to: “Estamos mui­to feli­zes em con­tar com o apoio do pro­je­to Circo Tradicional Resistência, que nos per­mi­te man­ter viva essa cul­tu­ra e evi­tar que essa tra­di­ção desa­pa­re­ça.” Segundo Perez, a cida­de de Jaraguari é espe­ci­al para o cir­co, sen­do sem­pre bem aco­lhi­do pela comu­ni­da­de. “Queremos que as cri­an­ças vivam essa expe­ri­ên­cia e guar­dem a lem­bran­ça do cir­co, que é a ale­gria delas e uma heran­ça cul­tu­ral que que­re­mos pre­ser­var”, comen­tou.

Circo do Bolachinha retorna a Jaraguari com espetáculos gratuitos
Foto: Divulgação

Além das apre­sen­ta­ções gra­tui­tas, o pro­je­to, finan­ci­a­do pela Lei Paulo Gustavo, ofe­re­ce melho­ri­as na estru­tu­ra do cir­co, garan­tin­do aces­si­bi­li­da­de e asse­gu­ran­do cachês para os artis­tas, per­mi­tin­do que con­ti­nu­em com ensai­os e pes­qui­sas.

Após Jaraguari, o Circo do Bolachinha segui­rá para outra cida­de de Mato Grosso do Sul, sem­pre com entra­da gra­tui­ta, pos­si­bi­li­tan­do ao públi­co mais uma chan­ce de se conec­tar com a tra­di­ção cir­cen­se.

Fonte: AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA