Pelo menos 30 mil pessoas devem ir aos cemitérios neste dia 2 de novembro em Campo Grande. A estimativa é da Prefeitura Municipal que se prepara com uma operação especial nos principais cemitérios públicos da cidade — Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião (Cruzeiro). O Dia de Finados será celebrado neste sábado com abertura das unidades previstas das 7h às 17h. Os locais contarão com missas em dois horários: às 8h e às 15h.
Para garantir um ambiente seguro e organizado, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) reforçou o efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que atuará com mais de 20 viaturas, entre motos e carros, prevenindo furtos e vandalismo. A equipe também apoiará o controle do trânsito nas proximidades dos cemitérios em conjunto com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Servidores identificados para ajudar os visitantes com a localização de túmulos também estarão disponíveis nas unidades. O acesso de veículos será proibido dentro dos cemitérios devido ao grande número de pessoas e os visitantes são orientados a levar água para consumo.
Controle de Ambulantes e Fiscalização
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) também está fiscalizando o entorno dos cemitérios para organizar a permanência de ambulantes, que poderão atuar em espaços demarcados a partir de 60 metros das entradas dos cemitérios, garantindo a circulação de pedestres.
Transporte Público Coletivo – Operação Especial
Para facilitar o acesso da população aos cemitérios, a Agetran e o Consórcio Guaicurus implementaram uma operação especial no transporte público. No sábado, dia 2, será aplicada a tarifa promocional de R$ 1,90 para pagamentos com o cartão eletrônico SMART CARD. Linhas regulares e duas linhas especiais — 300/Cemitério Jardim da Paz e 400/Cemitério Santo Amaro — serão disponibilizadas para atender diretamente os cemitérios.
A operação conta com três veículos de reserva nos terminais das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de apoio na Praça Ary Coelho das 15h às 18h. A Agetran monitorará o fluxo de passageiros para realizar ajustes em horários de pico, garantindo eficiência no atendimento.