Arauco apresenta plano estratégico que visa orientar o crescimento socioeconômico da cidade, com investimento de R$ 28 bilhões
Celulose transforma e impulsiona município de Inocência
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

Inocência está se pre­pa­ran­do para se con­so­li­dar como um novo polo de celu­lo­se no Brasil. Nesta sema­na, a Arauco apre­sen­tou um diag­nós­ti­co essen­ci­al para a cons­tru­ção do Plano Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú. O estu­do tem como obje­ti­vo ori­en­tar as ações de cola­bo­ra­ção entre o setor públi­co e pri­va­do, à medi­da que a cida­de se pre­pa­ra para a pri­mei­ra fábri­ca de celu­lo­se bran­que­a­da da Arauco no país.

O inves­ti­men­to na nova uni­da­de é de R$ 28 bilhões e está avan­çan­do rapi­da­men­te, com cer­ca de 1.200 tra­ba­lha­do­res atu­al­men­te empre­ga­dos nas ati­vi­da­des de ter­ra­pla­na­gem. Este núme­ro deve sal­tar para 8.500 até o segun­do tri­mes­tre de 2025.

“O cres­ci­men­to econô­mi­co pre­ci­sa estar ali­nha­do ao desen­vol­vi­men­to soci­al, uma pre­o­cu­pa­ção que refle­te nos­sos valo­res,” afir­mou Theófilo Militão, dire­tor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Arauco. Ele res­sal­tou que o estu­do ofe­re­ce pro­pos­tas que aju­da­rão a ava­li­ar as deman­das e defi­nir estra­té­gi­as para aten­dê-las, repre­sen­tan­do um pas­so cru­ci­al para enfren­tar os desa­fi­os que Inocência terá pela fren­te.

O even­to reu­niu repre­sen­tan­tes das pre­fei­tu­ras de Inocência, Paranaíba e Três Lagoas, além de diver­sas enti­da­des, incluin­do Senac, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Sebrae/MS. O asses­sor de logís­ti­ca da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Lúcio Lagemann, enfa­ti­zou que o inves­ti­men­to de apro­xi­ma­da­men­te 5 bilhões de dóla­res tra­rá um cres­ci­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo para a cida­de, abor­dan­do ques­tões crí­ti­cas como infra­es­tru­tu­ra, segu­ran­ça, saú­de, edu­ca­ção e mora­dia.

O pre­fei­to de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, des­ta­cou a impor­tân­cia do pla­ne­ja­men­to para o futu­ro da cida­de. “As apre­sen­ta­ções tra­tam sobre as ações neces­sá­ri­as para o muni­cí­pio daqui em dian­te. Essas defi­ni­ções serão fun­da­men­tais para nos aju­dar a dire­ci­o­nar, em con­jun­to, o que será melhor para nos­sa popu­la­ção,” afir­mou.

A par­tir do diag­nós­ti­co apre­sen­ta­do, os par­ti­ci­pan­tes pude­ram dis­cu­tir ini­ci­a­ti­vas em áre­as como eco­no­mia, saú­de, edu­ca­ção, assis­tên­cia soci­al, segu­ran­ça públi­ca e con­ser­va­ção ambi­en­tal. Com as pro­pos­tas deba­ti­das, será for­ma­do um Comitê Gestor que irá con­so­li­dar as ações a serem toma­das.

Fonte: Governo de MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA