Neste sábado, 19 de outubro, os cartórios de notas de Mato Grosso do Sul realizam a 2ª edição da Jornada Notarial, um evento gratuito dedicado conscientização sobre a doação de órgãos. A ação ocorrerá no Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande, das 10h às 16h, e permitirá que os cidadãos emitam a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO), um documento digital que garante a intenção de se tornar doador.
O mutirão visa aumentar a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e facilitar a emissão da AEDO, que pode ajudar a reduzir a fila de espera que atualmente supera 60 mil pessoas no Brasil. Desde o seu lançamento, mais de 200 autorizações já foram emitidas em Cartórios sul-mato-grossenses.
Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a AEDO é um serviço gratuito que pode ser consultado pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, utilizando o CPF do falecido. Para emitir a AEDO, os interessados devem comparecer ao evento com um documento de identidade com foto.
Durante a Jornada Notarial, profissionais estarão disponíveis para coletar informações dos cidadãos, emitir o Certificado Digital Notarizado e registrar a vontade do solicitante na plataforma digital e‑Notariado, que integra os serviços digitais brasileiros. É importante ressaltar que cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa e, se desejar incluir outros órgãos na autorização, precisará revogar a anterior.
Além do foco na doação de órgãos, a iniciativa também oferece à população a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre testamentos, heranças, divórcios e outros serviços notariais que garantem segurança nos atos pessoais e patrimoniais.
Serviço:
- Evento: Jornada Notarial em Campo Grande
- Data: Sábado, 19 de outubro de 2024
- Horário: Das 10h às 16h
- Local: Shopping Norte Sul Plaza — Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300 — Campo Grande