Adriane Lopes e Rose Modesto firmaram compromisso para promover políticas públicas voltadas as crianças de 0 a 6 anos, em iniciativa do MPMS.
Candidatas à prefeitura da capital assinam compromisso pela primeira infância
Foto: Assecom/MPMS

Clique e ouça a matéria

Em uma ini­ci­a­ti­va lide­ra­da pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), as can­di­da­tas à Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes e Rose Modesto, assi­na­ram nes­ta segun­da-fei­ra (14) a car­ta “Eu me com­pro­me­to com a Primeira Infância”. O docu­men­to for­ma­li­za o com­pro­mis­so das can­di­da­tas, caso elei­tas, em imple­men­tar ações e polí­ti­cas públi­cas vol­ta­das as cri­an­ças de 0 a 6 anos na capi­tal.

A assi­na­tu­ra do com­pro­mis­so ocor­reu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, duran­te um mês em que são enfa­ti­za­dos os direi­tos das cri­an­ças, como saú­de, edu­ca­ção e o direi­to ao brin­car livre­men­te. A ini­ci­a­ti­va foi pro­pos­ta pelos Promotores de Justiça Nicolau Bacarji Junior e Oscar de Almeida Bessa Filho, que atu­am na Vara da Infância da capi­tal.

A car­ta esta­be­le­ce 13 tópi­cos essen­ci­ais, nos quais as can­di­da­tas se com­pro­me­tem a tra­ba­lhar em par­ce­ria com a União e o Governo do Estado para asse­gu­rar que todas as cri­an­ças e ges­tan­tes de Campo Grande tenham seus direi­tos garan­ti­dos. Além dis­so, o com­pro­mis­so inclui moni­to­rar a atu­a­ção de outros órgãos que tam­bém lidam com a temá­ti­ca, como os Conselhos Tutelares.

Durante o even­to de assi­na­tu­ra, o Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf, coor­de­na­dor do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude do MPMS, des­ta­cou a rele­vân­cia de asse­gu­rar os direi­tos fun­da­men­tais das cri­an­ças na fai­xa etá­ria de 0 a 6 anos. “Ver que há um com­pro­mis­so da futu­ra ges­to­ra da Capital é mui­to sig­ni­fi­ca­ti­vo, por­que o perío­do de mai­or for­ma­ção do ser huma­no é o de 0 a 6 anos, e é onde há um sig­ni­fi­ca­ti­vo desen­vol­vi­men­to emo­ci­o­nal, soci­al e de cres­ci­men­to sau­dá­vel”, afir­mou Maluf, para­be­ni­zan­do os pro­mo­to­res pela ini­ci­a­ti­va.

O Promotor Nicolau Bacarji Junior expli­cou que a ideia de uma car­ta-com­pro­mis­so sur­giu como uma opor­tu­ni­da­de de garan­tir avan­ços em ques­tões rela­ci­o­na­das à infân­cia, espe­ci­al­men­te para a fai­xa etá­ria dos 0 aos 6 anos. “Aproveitando a opor­tu­ni­da­de para obter esse com­pro­mis­so de cada can­di­da­ta, no sen­ti­do de evo­luir nas ques­tões rela­ci­o­na­das à infân­cia”, dis­se Bacarji. Seu cole­ga, Oscar de Almeida Bessa Filho, com­ple­men­tou: “Essa é uma atu­a­ção pre­ven­ti­va do Ministério Público no olhar para a cri­an­ça. As cri­an­ças não são o futu­ro, elas são o ago­ra.”

Adriane Lopes afir­mou que pre­ten­de atu­ar em con­for­mi­da­de com as dire­tri­zes do Ministério Público, refor­çan­do que o com­pro­mis­so é pelo bem-estar das cri­an­ças de Campo Grande. Rose Modesto, por sua vez, elo­gi­ou a ini­ci­a­ti­va do MPMS e res­sal­tou a impor­tân­cia da coo­pe­ra­ção ins­ti­tu­ci­o­nal. “Estou con­vic­ta de que a Prefeitura, jun­to com o Ministério Público, tra­ba­lhan­do jun­tos em prol de todas as cri­an­ças, mas com a inde­pen­dên­cia que as ins­ti­tui­ções têm, dará mui­to cer­to”, decla­rou Modesto.

Fonte: MPMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA