Nesta segunda-feira, 28 de outubro, a professora Camila Ítavo foi oficialmente empossada como reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu no Teatro Glauce Rocha e contou com a presença de estudantes, professores, técnicos-administrativos e autoridades municipais, estaduais e federais. A data também marca o Dia do Servidor Público, ressaltando a relevância do serviço público na sociedade.
Em seu discurso, Camila destacou a responsabilidade que assume como reitora. “Hoje estamos renovando a esperança. Sou reitora, mas antes sou professora da Universidade. Meu amor pela educação é o que me motiva a cuidar dos estudantes, colegas professores e técnicos, sempre buscando uma UFMS cada vez melhor”, afirmou. A nova reitora enfatizou que a instituição já se destaca entre as melhores do mundo, tendo registrado um crescimento expressivo no número de acadêmicos, que saltou de 18 mil para 40 mil nos últimos anos.
Camila Ítavo também anunciou a criação de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que será elaborado com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade sul-mato-grossense. “Faremos uma série de rodadas da UFMS Participativa. Vamos a cada município onde estamos presentes e queremos abrir a participação de todos os cidadãos. Esse processo é fundamental para entendermos as necessidades e expectativas de nossa comunidade”, destacou.
Um dos principais eixos do plano será a inovação e a busca por cursos de maior qualidade. Camila Ítavo reiterou a necessidade de ampliar a inclusão e de transformar a UFMS em uma universidade mais humana e sustentável. “A UFMS é responsável pela formação dos novos líderes, de profissionais que vão cuidar de nós e do meio ambiente. Estamos em uma janela de oportunidade ímpar e devemos aproveitar isso para transformar nossa instituição”, ressaltou.
A nova reitora também fez questão de mencionar a importância das relações interpessoais em sua gestão. “Priorizamos não apenas a competência técnica, mas também a competência nas relações humanas. A diversidade de olhares e vivências é crucial para que possamos formular e executar políticas públicas que atendam a todos”, comentou, celebrando o aumento da participação feminina na gestão.
Durante a cerimônia, Camila agradeceu ao ex-reitor Marcelo Turine por sua contribuição à universidade nos últimos oito anos. Turine, que se despediu de seu cargo, expressou sua satisfação por entregar uma UFMS em melhores condições do que recebeu. “A emoção é grande. Estou feliz por entregar uma universidade muito melhor do que recebi. A UFMS é hoje uma das melhores universidades do mundo e do Brasil”, afirmou, destacando os avanços obtidos em sua gestão, como a implementação de um modelo de excelência de gestão e o aumento no número de estudantes.
Em um tom otimista, Camila Ítavo concluiu seu discurso agradecendo a Deus, à família e a todos os colegas que a apoiaram nessa nova missão. “Deixo um pedido especial, que resgatemos o que fomos, a criança que foi estudar, o coração de estudante, para cuidarmos da vida, do mundo, do outro, da amizade, da Universidade, com muitos desafios, mas alegria e muitos sonhos”, finalizou.
A nova reitora agora enfrenta desafios, especialmente em relação às restrições orçamentárias que afligem as instituições de ensino superior. Camila reconheceu a importância das parcerias já estabelecidas e pediu apoio contínuo à comunidade universitária e às instituições que ajudam a UFMS a realizar seus objetivos. “Contamos com todos vocês nessa nova gestão. Juntos, poderemos oferecer mais oportunidades, mais bolsas e uma melhor infraestrutura para atender nossa comunidade e sociedade”, declarou.
Fonte: UFMS