Medida abrange também insumos para luvas médicas, pás eólicas e outros produtos essenciais
Camex zera imposto de importação de remédios contra câncer
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) deci­diu zerar o impos­to de impor­ta­ção de 13 pro­du­tos essen­ci­ais, incluin­do medi­ca­men­tos usa­dos no tra­ta­men­to do cân­cer de prós­ta­ta e de outros tipos. A medi­da, anun­ci­a­da pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), tem como obje­ti­vo aten­der à alta deman­da inter­na por itens que têm pro­du­ção naci­o­nal insu­fi­ci­en­te.

Além dos medi­ca­men­tos, outros pro­du­tos, como insu­mos para a pro­du­ção de luvas médi­cas, pás eóli­cas, pneus, len­tes de con­ta­to hidro­gel e fil­mes para radi­o­gra­fi­as, tam­bém fica­ram isen­tos da tari­fa, que vari­a­va de 3,6% a 18%. O gover­no expli­cou que as tari­fas zera­das visam suprir a escas­sez de pro­du­ção local des­ses itens.

O Gecex-Camex tam­bém apro­vou a con­ces­são de ex-tari­fá­ri­os para 226 pro­du­tos de bens de capi­tal, além de 202 itens rela­ci­o­na­dos ao Regime de Autopeças Não Produzidas no país. Esses pro­du­tos terão a tari­fa redu­zi­da ou zera­da para faci­li­tar a impor­ta­ção, já que não pos­su­em equi­va­len­te naci­o­nal.

Como par­te da estra­té­gia para for­ta­le­cer a pro­du­ção naci­o­nal, o Mdic tam­bém aumen­tou as tari­fas para alguns insu­mos, como o vidro usa­do na indús­tria e as célu­las foto­vol­tai­cas para a pro­du­ção de pai­néis sola­res. A medi­da entra em vigor após a publi­ca­ção da reso­lu­ção no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA