O arquiteto e urbanista Ângelo Arruda lança seu terceiro livro de poesias, intitulado “Deserto das Ideias”, em um evento que ocorrerá no dia 1º de novembro, às 19 horas, na sede do CAU/MS, em Campo Grande. Esta obra marca um novo capítulo na trajetória literária de Arruda, que já é autor de “A Invenção do Silêncio” (2017) e “A Simplicidade do Abismo” (2021).
“Deserto das Ideias” é uma coleção de 50 poemas que reflete as experiências e os sentimentos de Ângelo Arruda durante a pandemia da COVID-19. O título do livro surgiu a partir de uma conversa com seu amigo Fayez Rizk em 2023, onde Rizk observou que “aqui em Campo Grande, estamos vivendo um tempo deserto de novas ideias”, referindo-se ao atual cenário do debate urbano na capital de Mato Grosso do Sul.
Arruda destaca que “palavras são sábias… elas são formadas por muitas coisas, especialmente sentimentos e muita dose de ilusão e pensamentos”, citando o poeta Manoel de Barros em seu comentário sobre a natureza da poesia. Para o autor, a invenção é uma parte crucial de seu processo criativo, e cada poema é um reflexo de sua visão única do mundo.
A nova publicação de Ângelo Arruda foi realizada pela Editora Traços & Capturas, sob a direção de André Soltau e Gika Voight. A capa do livro é uma obra do artista Guto Barros, que também criou uma trilha sonora para o poema que dá título à obra. Os leitores podem acessar essa trilha sonora escaneando o QR CODE presente na página 77 do livro.
O lançamento na sede do CAU/MS é particularmente especial para Arruda, que foi conselheiro do órgão e um dos profissionais envolvidos na luta pela criação do CAU no Brasil. O local, situado próximo ao complexo ferroviário de Campo Grande, também está ligado à trajetória do autor, que foi um dos fundadores da ONG FERROVIVA, dedicada à preservação do patrimônio ferroviário.
Fonte: AsseCom