Com forte preferência por compras presenciais, consumidores de MS buscam descontos em móveis, eletrônicos e moda; comércio local se destaca
Black Friday 2024 deve movimentar R$ 406 milhões em MS
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

A Black Friday, uma das datas comer­ci­ais mais aguar­da­das do ano, pro­me­te movi­men­tar mais de R$ 400 milhões em Mato Grosso do Sul em 2024. De acor­do com um levan­ta­men­to rea­li­za­do pelo Sebrae/MS e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS), a pre­vi­são é que o even­to gere R$ 406,64 milhões na eco­no­mia do esta­do. A pes­qui­sa foi rea­li­za­da entre os dias 4 e 11 de novem­bro, com a par­ti­ci­pa­ção de 1.981 pes­so­as nos muni­cí­pi­os de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá, Ladário e Três Lagoas.

Os dados da pes­qui­sa reve­lam que os con­su­mi­do­res do esta­do estão pri­o­ri­zan­do pro­du­tos espe­cí­fi­cos. Os seg­men­tos de móveis, ele­tro­do­més­ti­cos e ele­trô­ni­cos lide­ram as inten­ções de com­pra, com 47,32% dos entre­vis­ta­dos indi­can­do esses itens como pri­o­ri­da­de. Em segui­da, apa­re­cem rou­pas, cal­ça­dos e aces­só­ri­os com 29,19%, e note­bo­oks e com­pu­ta­do­res com 9,06%.

Outro aspec­to impor­tan­te da pes­qui­sa é a for­te pre­fe­rên­cia pela com­pra pre­sen­ci­al. Aproximadamente 82,38% dos entre­vis­ta­dos afir­ma­ram que pre­ten­dem rea­li­zar suas com­pras em lojas físi­cas, des­ta­can­do a impor­tân­cia do comér­cio local. Para os con­su­mi­do­res, isso repre­sen­ta uma opor­tu­ni­da­de de adqui­rir pro­du­tos dese­ja­dos com pre­ços mais aces­sí­veis e viven­ci­ar uma expe­ri­ên­cia de com­pra per­so­na­li­za­da. Para os lojis­tas, tra­ta-se de uma chan­ce de aumen­tar as ven­das e fide­li­zar cli­en­tes.

Paulo Maciel, ana­lis­ta-téc­ni­co do Sebrae/MS, ori­en­ta que os empre­en­de­do­res ajus­tem seus esto­ques e estra­té­gi­as de mar­ke­ting para aten­der à deman­da diver­si­fi­ca­da da data. Além dis­so, ele suge­re que os con­su­mi­do­res acom­pa­nhem os pre­ços dos pro­du­tos dese­ja­dos com ante­ce­dên­cia, uti­li­zan­do com­pa­ra­do­res de pre­ços, para veri­fi­car se os des­con­tos real­men­te são van­ta­jo­sos ou se os pro­du­tos já esti­ve­ram mais bara­tos em outros perío­dos.

A eco­no­mis­ta da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira, res­sal­ta que a Black Friday é uma exce­len­te opor­tu­ni­da­de para os con­su­mi­do­res ini­ci­a­rem suas com­pras de Natal com pre­ços mais aces­sí­veis, espe­ci­al­men­te em itens que já esta­vam sen­do moni­to­ra­dos, como ele­tro­do­més­ti­cos e ele­trô­ni­cos. No entan­to, ela des­ta­ca a impor­tân­cia de o con­su­mi­dor estar aten­to à auten­ti­ci­da­de dos des­con­tos, veri­fi­can­do se real­men­te há uma redu­ção de pre­ço sig­ni­fi­ca­ti­va antes de efe­tu­ar a com­pra.

Fonte: Fecomércio

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA